CNC, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos promovem a Semana S do Comércio

Celebração com diversos eventos gratuitos acontece em 20 cidades, levando cidadania e conhecimento para transformar o comércio de bens, serviços e turismo em Pernambuco

Idealizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o maior evento integrado do Sistema Comércio brasileiro vai levar cidadania e entretenimento aos cidadãos, além de palestras e oficinas para incentivar o desenvolvimento e a inovação do comércio de bens, serviços e turismo para todo o País. Em Pernambuco, a Semana S do Comércio de Bens, Serviços e Turismo  será realizada pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE e sindicatos empresariais, entre os dias 11 e 18 de maio, em 20 cidades.

A iniciativa, que também celebrará os 80 anos da CNC, promoverá um grande mutirão de cidadania em todo o País, oferecendo serviços básicos gratuitos nas áreas de educação, educação profissional, saúde, lazer, esportes, cultura, assistência social e jurídica, entre outras, em linha com os benefícios que o Sesc e o Senac levam diariamente para a população. 

Além disso, serão promovidos encontros com empresários dos mais diversos ramos do comércio de bens, serviços e turismo para bate-papos envolvendo temas relevantes sobre varejo, negócios, inovação e mercado.

“É fundamental apresentar à sociedade o impacto transformador das ações do Sesc e do Senac na qualidade de vida, educação, cultura e desenvolvimento profissional de milhões de brasileiros. Tudo isso só é possível graças aos empresários do setor, que investem e acreditam na missão de transformar vidas. São os empresários que financiam esse grande Sistema de promoção social e qualificação profissional, com resultados concretos para o País”, afirma o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Pioneirismo

Pernambuco é pioneiro na criação do Dia S, instituído em 2023 a partir de Projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal do Recife pelo vereador Marco Aurélio Filho e na Assembleia Legislativa, posteriormente, através do deputado Antônio Moraes, tornando o dia 16 de maio uma data oficial em todo o Estado — um reconhecimento ao impacto transformador das ações do Sesc e do Senac na vida dos pernambucanos.

“As ações do Sesc e do Senac têm um impacto direto na vida dos pernambucanos, promovendo educação, cultura, saúde e qualificação profissional. A Semana S é uma grande oportunidade para ampliar esse alcance, aproximando ainda mais a população dos serviços que transformam vidas todos os dias. Estamos levando essa iniciativa para todas as cidades do interior que possuem unidades do Sesc e do Senac em Pernambuco, e Região Metropolitana do Recife, com atividades voltadas tanto para os trabalhadores do comércio quanto para a comunidade em geral. Acreditamos que investir em conhecimento e bem-estar é fundamental para fortalecer o setor de comércio e serviços e impulsionar o desenvolvimento do Estado”, destaca Bernardo Peixoto, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE).

Inspirados pela iniciativa pernambucana, estados como Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Sergipe já aprovaram leis que reconhecem o Dia S em seus calendários oficiais. Nos outros estados brasileiros, projetos de lei estão em tramitação com o mesmo objetivo.

Em Pernambuco

Durante a Semana S, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco levará cerca de 450 ações para diversas unidades do Sesc e do Senac em 20 municípios, transformando o estado em um grande mutirão de cidadania. A programação inclui atividades recreativas em parques aquáticos, sessões de cinema com o Cine Sesc, oficinas culturais, festivais gastronômicos, práticas esportivas, serviços de saúde e beleza, orientação jurídica, palestras e oficinas educativas e muito mais.

Entre os dias 11 e 15 de maio, as atividades ocorrerão nos municípios de Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Bodocó, Buíque, Caruaru, Floresta, Garanhuns, Goiana, Paulista, Petrolina, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Sirinhaém, Surubim, Triunfo e Vitória de Santo Antão. Em cada cidade, as unidades do Sesc e do Senac terão uma programação especial, adaptada conforme a disponibilidade dos serviços oferecidos, garantindo que a população tenha acesso gratuito a atendimentos e atividades voltadas à educação, bem-estar, cultura e lazer.

A reta final da Semana S acontece no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda, com uma programação especial entre os dias 16 e 18 de maio. No dia 16, o Recife Expo Center, no bairro de São José, será palco do CNC Innovation Day — evento exclusivo para empresários dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, dedicado a discutir os principais temas e tendências ligados à inovação. Promovido pela Fecomércio Pernambuco, o encontro contará com a presença de Walter Longo, especialista nacionalmente conhecido em Inovação e Transformação Digital, publicitário e administrador de empresas, que vai abordar temas como inovação no varejo. 

O evento também reunirá uma mostra de soluções criativas desenvolvidas por empresas e startups pernambucanas, além de ações voltadas ao fortalecimento do ecossistema local de inovação e negócios.

Programação  

No dia 17 (sábado), o evento se abre à comunidade, transformando a cidade de Olinda em um grande polo de cultura, lazer, saúde e educação, com atividades espalhadas pela Praça do Carmo e arredores, a partir das 9h. A programação inclui oficinas criativas como poesia visual, encadernação artesanal, graffiti e produção de vídeo, além de ações de saúde e bem-estar; apresentações culturais; espaços de lazer e recreação para crianças, jovens, famílias, com brinquedos, atividades educativas e jogos; feira de economia criativa com produtos autorais, moda, arte, gastronomia e sustentabilidade; exposições e contações de histórias promovidas pelo BiblioSesc, entre outras ofertas. 

Entre as atrações, haverá uma exposição especial em homenagem ao mestre da xilogravura J. Borges, com performance e oficina conduzidas por Pablo Borges, filho do artista. Também estarão presentes espaços temáticos como o Sesc Ciência e o Sesc Mesa Brasil.

No mesmo dia, a Praça do Carmo será palco de uma maratona gastronômica em uma ação encabeçada pela Fecomércio-PE, em parceria com o Mascate Restaurante-Escola Senac. Sessenta chefs pernambucanos, entre eles nomes consagrados como César Santos e outros craques da cozinha local, se juntam para preparar a “Maior Galinhada de Pernambuco”, que será distribuída ao público presente. Só para o preparo do prato, serão utilizados 450 kg de frango e 30 paelheiras. 

Nos espaços Senac, ainda será possível receber orientação sobre carreiras, participar de oficinas de gastronomia, receber massagem, aferir pressão e realizar teste HGT, participar de atividades de Inglês, criar seu próprio brinde numa impressora 3D e muito mais. Já na carreta OdontoSesc, o público poderá ter acesso a procedimentos odontológicos e de saúde bucal.

Encerrando a programação da Semana S, o Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, será palco de uma série de atividades no domingo (18), com campeonato de natação às 8h e demais atividades a partir das 9h, com foco no desenvolvimento profissional, empreendedorismo e bem-estar. Entre as ações previstas, estão oficinas práticas de produção de geladinhos gourmet, drinks e coqueteis, primeiros socorros e confecção de brinquedos com retalhos. A iniciativa também oferece consultorias de carreira, orientação para elaboração de currículos, atividades recreativas, espaço para dança e esportes, além de ações educativas voltadas ao ensino de idiomas e à preparação para entrevistas de emprego,  tudo com o objetivo de promover capacitação, geração de renda e inclusão social. 

Ambientes interativos mostrando os hoteis do Sesc em Pernambuco e seu Centro de Educação Ambiental em Serra Talhada e unidades do Senac do Recife e Serra Talhada com realidade virtual, simuladores, oficinas e experiências práticas completam as ofertas de atrações ao público.

Shows gratuitos

Vai ter muita festa também! Na Semana S em Pernambuco, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, com apoio da CNC, promove uma grande celebração no sábado (17), com shows na Praça do Carmo, em Olinda, e no Sesc Piedade, em Jaboatão, com artistas regionais e nacionais, em apresentações abertas ao público. 

Em Olinda, na Praça do Carmo, as apresentações começam com concentração e saída dos blocos de carnaval, trazendo “Eu acho é pouquinho” e o “Ceroulinha”, às 9h. Ao longo do dia, 15 grupos culturais, contando agremiações, blocos carnavalescos, afoxés, maracatus, ursos, bonecos gigantes, entre outros, receberão o público.

A criançada ainda será contemplada com show da Banda Mini Rock, às 10h30. À tarde, às 14h,  o Maestro Spok chega com seus convidados Almir Rouche, Nonô Germano, Nena Queiroga e Marrom Brasileiro. Às 16h, será a vez da cantora e compositora Vanessa da Mata subir ao palco. 

Em Jaboatão, na orla de Piedade, próximo à unidade do Sesc, os shows começam às 18h30 com a banda de forró Limão com Mel, que marcou gerações, e seguem às 20h30 com a cantora recifense Priscila Senna, ícone do brega. No domingo (18), a programação continua no local, com atrações voltadas para as famílias. A partir das 15h, a cantora Mari Bigio se apresenta, seguida pelo espetáculo Crescer e Aprender, do Mundo Bita.

Inscrições

Para participar da programação gratuita da semana S do Comércio nas 20 cidades pernambucanas onde o evento será realizado, é necessário se inscrever previamente pelo site: semana-s.portaldocomercio.org.br. A inscrição é obrigatória para acesso às atividades culturais e educativas promovidas pela Fecomércio-PE, Sesc e Senac, e também garante a participação nos sorteios que acontecerão durante os shows gratuitos nos dias 17 e 18 de maio. Os sorteios serão realizados ao vivo, como forma de valorizar e engajar o público presente nas apresentações.

Semana S marca estreia de novas unidades móveis 

Durante a Semana S, acontece a estreia de três unidades móveis do Senac, uma voltada para a área de Gastronomia e duas Smart Labs, com foco nas áreas de Tecnologia e Inovação. As novas carretas-escolas receberam investimentos de quase R$4 milhões e são equipadas com laboratórios que permitem a formação de novos profissionais com a mesma qualidade e recursos dos cursos realizados nas sedes da instituição.

Elas possuem infraestrutura de ponta com equipamentos modernos como cortador a laser e impressora 3D, no caso da Smart Lab; e sistemas de exaustão e de combate a incêndios, coifa de bancada automática e forno combinado, para a área gastronômica.  

Entre os novos recursos, está a tecnologia de extensão do ambiente. O avanço na lateral permite o aumento da área útil interna das unidades móveis, que possuem 35m² e, com a expansão, passam a oferecer um espaço de 57,5m².

Sustentabilidade

A realização do evento atendeu a critérios de sustentabilidade, para proporcionar uma melhor utilização dos recursos, de forma a reduzir os impactos sociais, ambientais e econômicos. Foram contemplados mais de 100 critérios do Guia de Sustentabilidade em Eventos da CNC. As diretrizes serviram como referência para a equipe organizadora na mitigação e/ou compensação de impactos negativos, bem como para ampliação dos impactos positivos ambientais, sociais e econômicos.

Entre os destaques, a programação contemplará: oficinas de produção de alimentos visando o aproveitamento integral de ingredientes e a redução do desperdício; arrecadação de alimentos para doação às instituições vinculadas ao Programa Sesc Mesa Brasil; apresentações culturais com grupos representativos da cultura pernambucana, valorizando a produção local e exposições educativas de temática ambiental, destacando a importância da conservação dos ecossistemas semiáridos.

Sobre o Senac e o Sesc – Em 2024, o Senac-PE capacitou mais de 40 mil pessoas para o mercado de trabalho por meio de cursos de Educação Profissional. Em 2024, a instituição realizou 697.037 atendimentos em 98 municípios pernambucanos. Somente no Programa Senac de Gratuidade, que oferece formação profissional gratuita para pessoas de baixa renda, foram investidos R$60 milhões no ano passado, beneficiando quase 8 mil pernambucanos.

Já o Sesc-PE mantém uma forte atuação nas áreas de saúde, assistência, educação, lazer e cultura. Somente no último ano, a instituição registrou mais de 11,8 milhões de atendimentos, promovendo iniciativas que beneficiam, prioritariamente, os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e suas famílias, bem como a população em geral, através de serviços de bem-estar e qualidade de vida. 

Entre os grandes números, a instituição fechou 2024 com 245 mil clientes inscritos por meio da Credencial Sesc, 1.209 turmas e 28.628 alunos. Em termos de  distribuição de alimentos para instituições que cuidam de famílias em situação de vulnerabilidade social, foram arrecadados 1.562.205 kg, doados em todo o estado por empresas e pessoas físicas em diversas ações ao longo do ano.  

Sobre a Fecomércio-PE – A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco (Fecomércio-PE), fundada em 1942, é a principal representante sindical do setor no Estado, reunindo sindicatos patronais e integrando a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Como base do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, administra ações sociais (Sesc) e educação profissional (Senac), sustentadas exclusivamente pelos empresários. Sua missão é fortalecer o comércio, especialmente micro e pequenas empresas, através de representação institucional, políticas de desenvolvimento e programas de capacitação, visando ser referência em excelência para o setor.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas