Colegiado de Zootecnia da Univasf celebra os 20 anos do curso em evento comemorativo

O evento reuniu docentes e estudantes do curso no Campus Ciências Agrárias.

Na manhã da última quinta-feira (12), o Colegiado de Zootecnia (Czoo) organizou uma programação especial para celebrar os 20 anos do início das atividades do curso, que está entre os primeiros cursos de graduação oferecidos pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Composta por palestras, mesa-redonda e premiação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), a programação reuniu, no Campus Ciências Agrárias, estudantes e servidores.

O evento teve início com as palestras “Linha do Tempo: a história do Czoo nos 20 anos de Univasf”, ministrada pelo docente do Czoo Mateus Matiuzzi Costa, e “Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo nas Ciências Agrárias - Um novo paradigma na academia”, proferida pelo docente do Colegiado de Engenharia Ambiental, Daniel Costa. A programação seguiu com a realização da mesa redonda “Presença dos Egressos no Mercado de Trabalho”, coordenada pela docente do Czoo Marcia Medeiros de Araujo, encerrando com a entrega de premiação aos TCCs apresentados por discentes do curso de Zootecnia.

A programação especial de aniversário foi uma forma de manifestar as conquistas do curso nos seus 20 anos. Ao longo de duas décadas de existência, a graduação acumulou importantes avanços. "Durante esse período, conseguimos estabelecer o Campus Ciências Agrárias, que conta com salas de aula, laboratórios e setores de produção, embora ainda não tenhamos atingido todo o potencial desses espaços", ressaltou a coordenadora do Czzo, Adriana Mayumi, destacando também a contribuição dos docentes e discentes nesse processo, além das parcerias com órgãos de fomento, como CNPq, Capes, Finep, Facepe, entre outros.

"Vários docentes captaram recurso de órgãos de fomento, contribuindo para a aquisição de equipamentos e materiais que viabilizam as pesquisas, beneficiando diretamente o público atendido. Além disso, estudantes, em colaboração com os professores, têm desenvolvido produtos aplicados à realidade dos produtores rurais, sendo inclusive alvo de pedidos de proteção intelectual", complementou Adriana. Atualmente, o curso de Zootecnia conta com 167 estudantes matriculados e 23 docentes no Czzo, todos com doutorado.

O curso teve sua primeira turma formada no período letivo de 2009.1 e, desde então, já graduou 198 estudantes na Univasf. Lívia Samaniely Batista Pereira Belli está concluindo a graduação neste mês de dezembro e teve seu TCC, orientado pelo professor João José de Simoni Gouveia, entre os premiados no evento da quinta-feira. A estudante viveu experiências durante sua formação que marcaram sua vida. “Foi bastante gratificante ter a chance de conhecer a zootecnia e ter me apaixonado por ela. Graças a esse curso, conheci pessoas maravilhosas, vivi experiências únicas e aprendi coisas que levarei para onde eu for, com muito orgulho”, disse.

Segundo a professora Adriana, o curso de Zootecnia forma profissionais dedicados ao desenvolvimento e bem-estar dos animais de criação, sempre buscando técnicas que causem menor impacto ambiental e tragam grande valor social. “Diversos docentes possuem linhas de pesquisa que atendem às demandas e aos problemas relacionados à produção animal no semiárido, e o envolvimento de alunos nestas pesquisas tem sido fundamental para melhorar as competências e habilidades técnico-científicas. Dessa forma, acreditamos que as maiores conquistas do curso estão atreladas ao grupo de docentes e discentes que o compõem, pois são as pessoas que fazem a diferença em qualquer instituição”, concluiu a docente.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas