Muitas paróquias já estão tomadas pela alegria de viver o Dia Mundial das Missões no próximo fim de semana.
Em comemoração ao Dia Mundial das Missões, celebrado no próximo dia 20 de outubro, a Comissão Missionária da CNBB Nordeste 2 (Comire) realiza nesta quinta-feira (17) a Live Missionária. A transmissão será às 19h30 pelo YouTube e contará com a participação da irmã Eliane Santana, assessora da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.
De acordo com o coordenador do Comire NE 2, padre Eltom de Sousa Melo, o objetivo é reunir, especialmente, os agentes de pastoral e os fiéis que formam a ação missionária no regional, mas qualquer pessoa do Brasil está convidada a participar. Ainda segundo o sacerdote, será uma ótima oportunidade para aprofundar o tema da Campanha Missionária de 2024 (“Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”) iluminados pelo lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt 22,9).
“Uma questão central nesta live será congregar todos os grupos que agem em favor da ação missionária em nosso regional e criar um debate nesse encontro em torno do tema. A irmã Eliane vai facilitar a reflexão para nós, dado que muitos grupos, muitas paróquias, muitos organismos já estão realizando a novena missionária”, afirma padre Eltom.
Missão é compromisso
Muitas paróquias já estão tomadas pela alegria de viver o Dia Mundial das Missões no próximo fim de semana. Junto com essa expectativa, a data também evidencia a responsabilidade de cada fiel na promoção da ação missionária no mundo inteiro.
Padre Eltom explica que para que a evangelização continue acontecendo, todos são chamados a contribuir com a coleta que é destinada às Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Roma.
“As POM distribui as doações feita por meio da Coleta Missionária com as igrejas que mais necessitam em todas as partes do mundo. A ideia é fomentar esse sentimento de unidade em torno da ação missionária que nos faz sentir Igreja que compartilha da evangelização e do ardor missionário dado pelo próprio Jesus Cristo para fazer com que a sua Palavra chegue nos confins da Terra”, explica o sacerdote.