Construção de puxadinhos pode ser fatal: Neoenergia alerta para riscos de acidentes elétricos motivados por obras irregulares

Falta de planejamento adequado e desrespeito à distância mínima da rede de distribuição de energia aumenta possibilidade de ocorrências graves

O crescimento desordenado das cidades tem transformado o sonho da casa própria, ou de uma residência mais ampla, em um verdadeiro pesadelo. A construção e reforma de imóveis sem planejamento adequado aumentam drasticamente os riscos de acidentes graves com a rede elétrica. Para evidenciar a gravidade do problema, a Neoenergia Pernambuco identificou exemplos alarmantes de irregularidades que expõem milhares de pessoas ao perigo iminente de choques elétricos e incêndios.

Uma das situações mais comuns e perigosas é o popular “puxadinho”. Quando construído sem o devido distanciamento da fiação elétrica, ele se torna uma armadilha mortal. Em todo o país, essa é uma das principais causas de acidentes envolvendo a rede elétrica, colocando em risco não apenas os moradores, mas também vizinhos e trabalhadores da construção civil.

O superintendente operacional da Neoenergia Pernambuco, Leonardo Moura, faz um alerta contundente: “Os registros feitos por nossas equipes de campo mostram que construções irregulares são mais frequentes do que se imagina. Nossos técnicos, responsáveis pelas inspeções e manutenção da rede de distribuição, se deparam diariamente com intervenções perigosas na rede elétrica, muitas delas feitas sem qualquer conhecimento técnico. A consequência? Risco iminente de choques fatais, curtos-circuitos e incêndios. Nosso trabalho é alertar a população e reforçar a conscientização para evitar tragédias que podem ser prevenidas.”

O recado da Neoenergia é claro: ignorar as normas de segurança ao construir ou reformar pode custar vidas. Antes de iniciar qualquer obra, consulte um profissional qualificado e siga as orientações das distribuidoras de energia. A segurança deve vir sempre em primeiro lugar, porque, quando o assunto é eletricidade, o erro pode ser fatal.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas