Dia Mundial do Diabetes é comemorado neste domingo (14)

A data tornou-se oficial em 2007, após aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU)

O Dia Mundial da Diabetes, foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation(IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo dar resposta ao aumento alarmante de casos de diabetes no mundo, e para alertar sobre as problemáticas e as necessidades que enfrentam os doentes diabéticos. A data tornou-se oficial em 2007, após aprovação da Organização das Nações Unidas (ONU).

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela ocorrência de elevação nos valores de glicemia (hiperglicemia). As formas mais frequentes são a diabetes tipo 1, diabetes tipo 2 e a diabetes gestacional. Diabetes mellitus tipo 1 (DM1) é também conhecida como insulinodependente, porque há uma deficiência absoluta de insulina, havendo necessidade de repô-la. Ela é causada pela interação entre fatores genéticos e ambientais que induzem a uma reação auto-imune contra as células betas pancreáticas, que produzem a insulina.

Esse tipo de diabetes pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças e adolescentes. Os principais sintomas são excesso de sede e fome, aumento do volume e frequência da urina e perda de peso. Essas reações aparecem de forma abrupta e se o diagnóstico não for feito rapidamente, o paciente progredirá para um quadro de desidratação e acidez excessiva no sangue, podendo chegar a cetacidose diabética, uma situação grave que põe em risco a vida da pessoa.

Na diabetes tipo dois, o pâncreas inicialmente funciona bem. Porem as células do corpo, principalmente dos músculos e de órgãos como o fígado, mesmo na presença de insulina, não conseguem absorver bem a glicose do sangue. Geralmente, esse problema está relacionado ao excesso de peso, sedentarismo, tabagismo e o histórico familiar de casos de diabetes tipo dois. Existe também a diabetes gestacional, que acontece durante a gravidez, mas desaparece depois do parto.

Para o tratamento da diabetes tipo um, deve-se estimular uma alimentação saudável, manutenção de um peso adequado, hábito regular de atividades físicas e aquisição de conhecimentos sobre a doença para melhorar o controle metabólico. Nesse caso, é imprescindível o uso de insulinas. No caso do tipo dois, o paciente precisa manter uma alimentação saudável, realizar atividades físicas, perder peso e em casos mais avançados é necessário recorrer ao uso de medicação.

Fonte: IMIP

Tags:
saude
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas