Saiba mais!
O Ano Santo da Igreja -Jubileu 2025, Peregrinos da Esperança – foi aberto nas dioceses, em 29 de dezembro. No final da tarde, na Diocese de Salgueiro, a abertura aconteceu com a santa missa presidida por Dom José Vicente e concelebrada pelo clero.
Por volta das 18h, na Praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, fiéis de toda a diocese reuniram-se para acompanhar o rito de abertura da Santa Missa e em seguida, saíram em procissão pelas ruas e avenidas de Salgueiro-PE, em direção à Sé Catedral de Santo Antônio, para a conclusão da Santa Missa.
Ao chegar na Sé Catedral, durante a homilia, Dom José Vicente expressou felicidade ao ver a multidão de diocesanos que estavam presentes na Praça da Sé, recordou também do Papa Francisco: “estamos realizando o sonho do Papa, como ovelhas reunidas, ouvindo a voz pastor”. O bispo enfatizou também que “a família de José, Maria e Jesus é o modelo perfeito para todas as famílias”, esta observação refere-se à liturgia do dia 29 de dezembro, Solenidade da Sagrada Família, que acontece no primeiro domingo após a Solenidade do Natal do Senhor.
No Ano Jubilar, os fiéis podem lucrar indulgências plenárias desde que demonstrem o coração contrito, pratiquem obras de caridade e sigam as determinações da Igreja (confissão sacramental, sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Santo Papa). Portanto, no desejo de motivar os fiéis à oração e a tornarem-se verdadeiros peregrinos da esperança, foram anunciadas três igrejas para peregrinações, onde os fiéis devem visitar e fazer suas orações durante o Ano Santo: Sé Catedral de Santo Antônio (Salgueiro – Forania São Marcos); Igreja Matriz da Paróquia São Sebastião (Ouricuri – Forania São Lucas); Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição (Araripina – Forania São Mateus).
Após a homilia, Dom José Vicente instituiu o ministério de leitores e acólito a cinco seminaristas, sendo os leitores: Daniel Silva Alencar, Francisco Rafael Feitosa Delmondes, José da Costa Silva, Túlio Emanuel de Araújo Santos. E para o acolitato, o Seminarista Rodolfo de Gouveia Gomes. Atualmente, todos estão em formação no Seminário Diocesano de Quixadá-CE. De fato, este é um tempo de esperança para a Diocese de Salgueiro, por isso, somos convidados a rezar por nossas vocações.
Ainda na celebração eucarística, Dom José Vicente anunciou a visita peregrina de Santo Antônio, padroeiro diocesano, às paróquias, a primeira paróquia a recebê-lo foi a Paróquia Bom Jesus (Nascente/PE). A visita da imagem do padroeiro, faz parte das atividades que serão desenvolvidas ao longo de 2025, quando a Diocese completará seus 15 anos de fundação e instalação em Salgueiro/PE.
Confira algumas fotos, pelo Instagram da Diocese de Salgueiro: corrossel 1 , carrossel 2 , carrossel 3