A grade de celebrantes contempla bispos de diversas dioceses e sacerdotes de Salgueiro/PE e Crato/CE.
No dia 12 de outubro, a Diocese de Salgueiro completa 15 anos de sua instalação e preparou uma programação especial em honra a Nossa Senhora Aparecida. As festividades acontecem de 03 a 12 de outubro, no Terreno da Futura Catedral, reunindo fé, cultura e tradição.
De 03 a 11 de outubro, a comunidade católica é convidada a participar da Novena da padroeira, sempre às 19h, seguida da Santa Missa. A grade de celebrantes contempla bispos de diversas dioceses e sacerdotes de Salgueiro/PE e Crato/CE.
Dom Magnus Henrique, OFMCap – bispo do Crato/CE, primeiro bispo da Diocese de Salgueiro abre a festa da Padroeira, seguido pelos celebrantes: Pe. Erasmo, Pe. Edilson Rodrigues, Pe. Gilson Costa, Pe. Luciano, Pe. Alexandre, Dom Francisco – bispo de Cajazeiras/PB, Dom José Vicente – bispo diocesano, Dom Francisco Sales – bispo de Mossoró/RN.
Ainda no dia 10 de outubro, sob a imposição das mãos de Dom José Vicente, serão ordenados os primeiros diáconos permanentes da Diocese: Edvon Soares de Almeida e Washington Luiz Alencar Sampaio.
O grande dia, 12 de outubro, data em que a Igreja celebra Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e da Futura Catedral de Salgueiro, a celebração da Santa Missa será presidida por Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife.
A programação especial do dia 12, começa pela manhã, às 8h com o Congresso Missiológico Mariano, no Ginásio Poliesportivo, para aprofundar a devoção mariana.
À tarde, acontece a 9ª Grande Cavalgada em honra a Nossa Senhora Aparecida, um dos momentos mais aguardados pela comunidade católica da Diocese. Os vaqueiros começam a chegar no Terreno da Futura Catedral às 15h, onde haverá brindes e sorteios de prêmios, às 17h, acontece o momento de oração e encenação do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, no açude central da cidade.
Os vaqueiros retornam ao Terreno da Futura Catedral e todos preparam-se para a conclusão da Santa Missa, às 19h. A Diocese convida a todos, principalmente as cidades que compõem o território Diocesano, para viver esse tempo de bênção e renovação espiritual, comemorando os 15 anos da Diocese de Salgueiro.