Parabéns, Rodrigo!
Rodrigo Lima Barros, filho de Umãs, 3ª Distrito de Salgueiro, participou do 5ª Triatlo Mãe Malvada entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, neste último domingo, dia 30 de julho de 2023, sendo campeão na categoria de SPRINT de 20 a 24 anos.
O triatlo trata-se de uma prova que envolve três modalidades esportivas: a natação, o ciclismo e a corrida. Bastante conhecida pelos eventos de IRONMAN (maior categoria desta prova) comum no exterior, vem se expandindo pelo nosso país. E ela ganhou mais um palco às margens do Rio São Francisco no sertão pernambucano e baiano. Tendo como sua idealizadora, Ana Augusta Soares, atual Campeã Mundial Feminino 35-39 anos.
A história de Rodrigo trata-se de um exemplo de superação. Ele cresceu lutando contra o peso, pois na infância teve obesidade infantil. Desde lá, enfrentou várias tentativas de perda de peso, que faziam ele emagrecer, mas em pouquíssimos meses voltava tudo.
Essa história começou a mudar quando em janeiro de 2022 por incentivo de sua irmã, a nutricionista Ana Paula Barros, ele decidiu tentar emagrecer. Enxergou-se insatisfeito com seu corpo, e com sedentarismo. Então teve todo o acompanhamento nutricional individualizado, preparado por sua irmã nesse processo e começou a praticar sua primeira modalidade do triatlo a corrida. Da caminhada a corrida levaram alguns dias, mesmo com dores e correndo nas estradas de terra de Umãs ele não desistiu.
Passados 11 meses de tratamento, Rodrigo saiu do sobrepeso de 96 kg e foi para o peso adequado com 70 kg, com alimentação adequada e rotina de exercício diário. Participou da sua primeira meia maratona (21km de corrida) em Petrolina, onde finalizou em 3ª lugar na sua categoria. Em Março participou da sua segunda Meia Maratona, onde finalizou muito bem e conheceu Ana Augusta. Ali, ele decidiu que seria um atleta de triatlo.
Começou a fazer natação e pedalar, e durante 4 meses ele se empenhou bastante. Mesmo com os desafios conseguiu alinhar os treinos e a nutrição. Assim, ele fez nessa prova 750mt de natação no Rio, 20km de bike e 5km correndo. Finalizou a prova muito bem com o tempo de 1h e 23 minutos ficando em primeiro geral na categoria SPRINT Masculino 20-24 anos, e em 9ª lugar geral no SPRINT masculino.
Rodrigo passa a ser mais um importante exemplo de superação do sedentarismo e do sobrepeso que tanto vem gerando complicações na saúde do nosso país e do mundo. É mais um exemplo da importância do incentivo ao esporte e do acesso à informação e tratamentos contra o sobrepeso. Assim como ele, muitas pessoas também podem conseguir. É o exemplo de que a disciplina em hábitos saudáveis pode mudar completamente a vida de quem decide aplicar.
Parabéns Rodrigo, e desejo que muitas outras boas provas venham fazer parte da sua vida. Assista aqui Rodrigo recebendo a premiação.