Editora da Universidade de Pernambuco amplia número de títulos publicados em 2024

Em 2024 a EDUPE publicou 85 títulos nas diversas áreas do conhecimento.

A Editora da Universidade de Pernambuco (EDUPE) concluiu o ano de 2024 com 85 títulos publicados, entre ebook, livros físicos, anais de eventos, dentre outras formas de divulgação científica. O volume de obras é resultado da ampliação dos editais do Programa de Edição de Livros, do Prêmio de Teses e Dissertações e da recepção de materiais em fluxo contínuo, com atendimento à comunidade acadêmica da Universidade de Pernambuco e pesquisadores de outras instituições.

“A Editora da UPE tem um papel fundamental na divulgação científica da nossa comunidade acadêmica e de pesquisadores de várias instituições do Brasil. Em 2024 conseguimos convênios com a CAPES, atendemos demandas de algumas Secretarias de Estado, órgãos públicos e empresas, além da publicação de matérias dos nossos professores, técnicos e estudantes, parte deles financiados por editais próprios. Em 2025 vamos ampliar as nossas ações, especialmente na internacionalização, com parcerias entre a EDUPE e os diferentes setores da área”, enfatizou a Profa. Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.

Em 2024 a EDUPE publicou 85 títulos nas diversas áreas do conhecimento, com destaques para colaborações internacionais, como o livro “Filosofia no antigo Kôngo”, do pesquisador Patrício Batsîkama, do Instituto Superior Politécnico Tocoísta, em Angola, a tradução do livro “Charles Sanders Peirce: o Juggernaut americano”, do linguista Daniel Everett, da Bentley University, nos Estados Unidos, e a coletânea “Proteção Social Especializada para Pessoas Idosas em Diferentes Contextos: Dinâmica e funcionamento das Instituições de longa Permanência no Brasil, Portugal, Espanha, Uruguai, Argentina, México e Angola”, organizada por Sálvea de Oliveira, Campelo e Paiva, Solange Maria Teixeira e Nanci Soares, com capítulos de diferentes países. Em 2023 a EDUPE publicou 84 obras, com ampliação de um título para 2024, mantendo a previsão da coordenação de alcançar os números do ano anterior.

“A EDUPE tem se destacado no cenário nacional e internacional das edições universitárias. Em 2025 manteremos os editais voltados para a comunidade acadêmica da UPE e temos o objetivo de ampliar os diálogos com pesquisadores de instituições do Brasil e outros países”, enfatizou o Prof. Carlos Moura, Diretor Científico da EDUPE.

A Editora da UPE também foi responsável pela publicação da obra “Universidade de Pernambuco: histórias, espacialidades, memórias e outras narrativas”, livro comemorativo sobre os 60 anos da UPE, que foi distribuído para todo corpo docente e bibliotecas da instituição. Atualmente a coordenação da EDUPE tem trabalhado junto a Comissão Governamental do Bicentenário da Confederação do Equador, coordenada pela Vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, em um livro sobre a Confederação do Equador que será publicado em 2025, com textos de pesquisadores da UPE e diferentes universidades do Brasil. O objetivo é apresentar novas considerações sobre o evento, com interpretações e documentos que buscam contribuir com reflexões sobre a História do Brasil.

Para ter acesso às publicações da Editora da UPE, os interessados podem acessar: www.edupe.upe.br 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas