Entrevista: Dra. Suela Delmondes fala sobre recuperação dos Padres da Diocese de Salgueiro acometidos pela covid-19

Unidos em oração!

O programa Manhã da Gente, apresentado por Thiago Lima, na Asa Branca FM, nesta quinta-feira (20), teve como entrevistada a Dra. Suela Delmondes, Coordenadora das UTIs covid do Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), em Araripina. A profissional é responsável pelo acompanhamento dos padres da diocese de Salgueiro que foram acometidos pela covid-19. Na oportunidade, ela falou sobre o grande número de casos de sacerdotes que contrairam à doença no território diocesano.

"O adoecimento de tantos sacerdotes é um reflexo do adoecimento da população, da sociedade como um todo. Eu digo que é um pastor no meio das ovelhas. Se as ovelhas estão doentes, os pastores que estão ali envolvidos,  que estão juntos ao seu rebanho vão adoecer também, e isso foi acontecendo naturalmente" disse.

Padres com casos leves e graves são assistidos pela médica. Na última semana, o Padre Edilson, que esteve por oito dias intubado recebeu alta hospitalar. Já o Padre Romilson Lima, que não necessitou de internamento também teve alta médica. O único presbítero internado no HMSM é o pároco de Ipubi, Padre José Barros. Na entrevista, a profissinal falou sobre a evolução clínica dele.

"Padre José Barros é hoje o nosso sacerdote internado. Ele apresentou uma forma crítica da covid, então precisou também ser intubado... Ao longo dos dias a gente precisa fazer um procedimento que é a traqueostomia. Ele se encontra hoje consciente e colabora muito com a fisioterapia. Pelo estado dele, tem momentos que cansa um pouquinho e precisa voltar para a ventilação... A gente está trabalhando essa parte para que a gente possa em breve se Deus quiser retirá-lo por completo da ventilação e pensar em alta" contou.

Durante a entrevista com a Dra Suela, os fiés tiveram a surpresa e oportunidade de ouvir os Padres Romilson e Edilson. O momento foi de testemunho e gratidão pela recuperação da covid-19.

"Quero voltar para o Planalto, minha Área pastoral, meu povo, celebrar pentecostes com eles. Quero agradecer a todos os padres, ao bispo, seminaristas e diácono por ter me sustituído nesses dias celebrando" disse o Pe. Romilson.

"Primeiro quero agradecer de coração aos padres da diocese de Salgueiro, a Dom Magnus, a meu povo de Umãs, aos seminaristas, a toda diocese, e também outras dioceses que se empenharam e se  dedicaram a rezar por mim nesses dias difíceis que eu passei, minha gratidão a todo povo que rezou por mim... Minha gratidão a Deus, porque certamente foi a mão de Deus que me levantou." agradeceu o Pe. Edilson.

O Padre José Nilton Pereira Matias, paróco da Paróquia Imaculada Conceição de Araripina também recebeu alta hospital nessa semana. 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas