Unidos em oração!
O programa Manhã da Gente, apresentado por Thiago Lima, na Asa Branca FM, nesta quinta-feira (20), teve como entrevistada a Dra. Suela Delmondes, Coordenadora das UTIs covid do Hospital e Maternidade Santa Maria (HMSM), em Araripina. A profissional é responsável pelo acompanhamento dos padres da diocese de Salgueiro que foram acometidos pela covid-19. Na oportunidade, ela falou sobre o grande número de casos de sacerdotes que contrairam à doença no território diocesano.
"O adoecimento de tantos sacerdotes é um reflexo do adoecimento da população, da sociedade como um todo. Eu digo que é um pastor no meio das ovelhas. Se as ovelhas estão doentes, os pastores que estão ali envolvidos, que estão juntos ao seu rebanho vão adoecer também, e isso foi acontecendo naturalmente" disse.
Padres com casos leves e graves são assistidos pela médica. Na última semana, o Padre Edilson, que esteve por oito dias intubado recebeu alta hospitalar. Já o Padre Romilson Lima, que não necessitou de internamento também teve alta médica. O único presbítero internado no HMSM é o pároco de Ipubi, Padre José Barros. Na entrevista, a profissinal falou sobre a evolução clínica dele.
"Padre José Barros é hoje o nosso sacerdote internado. Ele apresentou uma forma crítica da covid, então precisou também ser intubado... Ao longo dos dias a gente precisa fazer um procedimento que é a traqueostomia. Ele se encontra hoje consciente e colabora muito com a fisioterapia. Pelo estado dele, tem momentos que cansa um pouquinho e precisa voltar para a ventilação... A gente está trabalhando essa parte para que a gente possa em breve se Deus quiser retirá-lo por completo da ventilação e pensar em alta" contou.
Durante a entrevista com a Dra Suela, os fiés tiveram a surpresa e oportunidade de ouvir os Padres Romilson e Edilson. O momento foi de testemunho e gratidão pela recuperação da covid-19.
"Quero voltar para o Planalto, minha Área pastoral, meu povo, celebrar pentecostes com eles. Quero agradecer a todos os padres, ao bispo, seminaristas e diácono por ter me sustituído nesses dias celebrando" disse o Pe. Romilson.
"Primeiro quero agradecer de coração aos padres da diocese de Salgueiro, a Dom Magnus, a meu povo de Umãs, aos seminaristas, a toda diocese, e também outras dioceses que se empenharam e se dedicaram a rezar por mim nesses dias difíceis que eu passei, minha gratidão a todo povo que rezou por mim... Minha gratidão a Deus, porque certamente foi a mão de Deus que me levantou." agradeceu o Pe. Edilson.
O Padre José Nilton Pereira Matias, paróco da Paróquia Imaculada Conceição de Araripina também recebeu alta hospital nessa semana.