Estudantes de Engenharia de Software do Campus Garanhuns da UPE criam aplicativo para prefeitura monitorar Zona Azul

Veja!

Desenvolvido por cinco estudantes do Campus Garanhuns da Universidade de Pernambuco, um aplicativo disponibiliza aos motoristas da cidade do Agreste informações sobre número de vagas, preços, horários de funcionamento e os pontos de estacionamento rotativo. Disponível na App Store em versão beta atualizada no dia 31 de maio, com 11 megabytes de tamanho, o Zona Azul é o resultado bem-sucedido de uma parceria da UPE com a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT) da Prefeitura de Garanhuns.

A iniciativa partiu de Sávio Santos, José Edgleyson, José Thiago, Muryllo Pimenta e Kelvin Vasconcelos. Em 2019, ainda no segundo período do curso de Engenharia de Software, eles procuraram a AMSTT para sugerir a criação de um sistema de monitoramento das vagas públicas municipais de estacionamento. 

Com a sinalização positiva da AMSTT, o grupo procurou o professor Carlo Marcelo Revoredo da Silva, doutor em ciência da computação, para orientá-los no trabalho, que se tornou um projeto de extensão da UPE na modalidade prestação de serviço. Um convênio de estágio entre as partes resultou na oferta de bolsas durante dois anos de exercício (o equivalente a quatro semestres).

Com o aplicativo em funcionamento para celulares Android, os estudantes continuam encarregados pelo acompanhamento e atualização do sistema. A Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte de Garanhuns disponibiliza 609 vagas de Zona Azul, nove de Zona Marrom, 19 para deficientes e 30 para idosos.

O grupo empreendedor já possui uma marca, a Rebase Team, e pensa em atuar no mercado de trabalho como uma empresa de pequeno porte. Coordenador do projeto de extensão Zona Azul Garanhuns, o professor Carlo Marcelo Revoredo acredita que a iniciativa permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.  

“Que isso sirva de força motriz para que outros alunos sigam o exemplo e entendam que boas oportunidades profissionais podem surgir ainda nas fases iniciais do curso”, afirma Revoredo, que também é coordenador de estágios do bacharelado em Engenharia de Software oferecido pela UPE no Campus Garanhuns.

O desenvolvimento do aplicativo contou com a ajuda do quadro de professores do curso. O coordenador Ivaldir de Farias Junior esteve no projeto desde o seu início, auxiliando na parte documental. Outros docentes também atuaram como supervisores de estágio dos alunos, proporcionando uma sinergia entre os envolvidos.

Fundado em 2018, o curso de bacharelado em Engenharia de Software já apresenta excelentes resultados no que diz respeito ao ingresso de alunos no mercado de trabalho. “Apesar do difícil momento que estamos enfrentando, a pandemia fez do regime de trabalho remoto uma necessidade real, e diante disso, os cursos de tecnologia vêm apresentando uma maior aderência a essa nova tendência”, explica Revoredo.

Fonte: UPE

Tags:
upe
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas