Estudantes do doutorado interinstitucional entre IFSertãoPE e UFPR começam aulas presenciais

Saiba mais!

Os 23 doutorandos da primeira turma do Doutorado em Educação, realizado em parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), iniciaram este mês mais uma etapa da jornada de formação. Desde o início de agosto, a turma está em atividades letivas presenciais, realizadas no Campus Petrolina do IFSertãoPE.

Neste momento, os estudantes estão tendo aulas de componentes curriculares diversos, como “Pesquisa Avançada I”,  “Tecnologias na Educação Presencial e a Distância” e “Políticas de Currículo”. No início das aulas presenciais, o Reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar, o Diretor Executivo do IFSertãoPE, Fábio Porto, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, Francisco Gama, e o Coordenador de Pós-Graduação do IFSertãoPE, André  Ricardo Vieira, estiveram presentes, recebendo e cumprimentando os estudantes e professores.

‘O Doutorado em Educação é fruto do Programa de Cooperação Institucional (PCI) da CAPES, em que a UFPR atua como Instituição Promotora e o IFSertãoPE como Instituição Receptora e têm como público-alvo servidores do instituto. As aulas iniciaram no começo do ano e agora a turma entra no semestre letivo 2025.2. Em 2026, os doutorandos devem passar pelo menos seis meses na capital paranaense, Curitiba, em atividades letivas relacionadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

Para o Coordenador de Pós-Graduação do IFSertãoPE, André Ricardo Vieira, a criação de uma turma no IFSertãoPE do Programa de Doutorado em Educação da UFPR deve transformar o campo educacional local. “O início do curso representa um marco significativo para o fortalecimento da formação docente e da pesquisa em Educação na região do Sertão nordestino, ampliando as possibilidades de atuação acadêmica e científica de nossos servidores”, reforçou Vieira.

A oferta de vagas exclusivas para servidores do IFSertãoPE, de acordo com Vieira, reforça o compromisso da instituição com qualificação do quadro de servidores. A previsão de conclusão de curso desta primeira é para o ano de 2029.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas