Festival Pernambuco Meu País promove núcleo itinerante de formação pelo Estado

Ação inédita, o “Forma PE” oferecerá gratuitamente atividades formativas em seis municípios-sedes; inscrições já estão disponíveis de forma on-line

Além de proporcionar uma imersão na diversidade cultural e celebrar o orgulho pernambucano, o Festival Pernambuco Meu País 2025 promove mais uma ação inédita: o “Forma PE”, um núcleo itinerante de formação pelo Estado. De forma gratuita, o projeto oferecerá aulas práticas e teóricas, como oficinas e workshops, em seis municípios-sedes do evento. As atividades acontecem de 24 de julho a 6 de setembro e as inscrições já estão disponíveis de forma on-line, através de formulário.

Reiterando o compromisso do Governo de Pernambuco com a capacitação de quem faz cultura no Estado, o “Forma PE” objetiva fortalecer a profissionalização de artistas, produtores, artesãos e fazedores de cultura, mostrando, na prática, como planejar projetos, acessar editais, organizar cronogramas e transformar ideias criativas em oportunidades.

Para a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, o “Forma PE” é uma das ações que evidencia o Festival Pernambuco Meu País como uma política pública de Estado. “Com uma metodologia prática e democrática, o projeto disponibiliza recursos que fortalecem a capacitação e a profissionalização dos artistas e produtores culturais, o que tende a promover um impacto direto na criação de renda e no fortalecimento da economia criativa”, ressalta.

Ao todo, serão disponibilizadas 505 vagas para as atividades de formação nas cidades de Salgueiro, Buíque, Pesqueira, Gravatá, Arcoverde e Caruaru. Aos interessados, é pedido que as inscrições sejam feitas com atenção, escolhendo as atividades em cada cidade. Ao final do preenchimento do formulário e submissão, uma mensagem de confirmação chegará ao e-mail cadastrado. Todos os participantes receberão certificado digital.

PROGRAMAÇÃO

Para o município de estreia, Salgueiro, entre os dias 24 e 27 de julho, serão ofertadas 100 vagas e todas as atividades acontecerão no Centro de Vocação Tecnológico (CVT). No auditório do CVT, serão realizadas as seguintes ações: no dia 24 de julho, das 9h às 12h e das 14h às 17h, acontece a atividade “Desenvolve Artista”, com 20 vagas; no dia 26 de julho, das 9h às 12h, será realizado a formação “Passarela”, com 30 vagas; e no dia 27 de julho, também das 9h às 12h, acontece a aula “Upcycling”, com 30 vagas – os participantes devem levar retalhos e roupas para transformação. Já na sala de informática do CVT, no dia 25 de julho, das 14h às 17h, será realizado o curso “Autogestão de Carreira para Artistas Independentes: Caminhos Possíveis”, com 20 vagas disponíveis.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas