Festival Sesc de Economia Criativa 2023 acontece de 03 a 12 de novembro em Arcoverde

Confira!

O Sesc Arcoverde está na contagem regressiva para o 3º Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos, uma iniciativa que visa impulsionar a cultura, o turismo e a gastronomia locais, por meio de ações que ocorrem de 3 a 12 de novembro, na unidade e em outros pontos da cidade, com atividades artísticas e de empreendedorismo para os mais diversos públicos.

O festival integra as ações do Hub PE Criativo, uma parceria entre o Sesc PE e o Sebrae PE, que visa promover o desenvolvimento social e econômico de cidades do Estado, por meio da cultura e da busca por oportunidades transformadoras. Durante o ano, são realizadas formações para a qualificação de artistas e agentes criativos do território. Em 2023, foram promovidos cursos e oficinas de técnicas de rodie, backstage e produção de projetos culturais. Além disso, as sambadas recebem apoio para os ensaios abertos e aniversários, que são atividades integrantes do calendário da Rota dos Cocos.

Esta edição será no Sesc (Teatro Geraldo Barros, Galeria de Artes Alder Júlio Ferreira Calado, Espaço Escadaria e Salão de Festas); na Praça Winston Siqueira e Feira do Cecora, no Centro; em escolas públicas municipais; na feira do bairro São Cristóvão; e, como o próprio nome do festival enfatiza, nas sedes dos sambas de coco do município. “É um evento grandioso, que projeta a cadeia produtiva da região, com resultados significativos para todas as pessoas que nela estão inseridas”, enfatiza Águida Cardeal, gerente do Sesc Arcoverde.

A programação conta com a “Feira Giro Criativo”, onde pequenos empreendedores vão expor produtos e serviços. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível no site do Sesc PE (https://sescpe.org.br). O espaço tem o intuito de fortalecer as redes de articulação e divulgação do que é feito na região. Outro destaque é o desfile de moda autoral “Veste Cena”, em que estilistas e costureiras de Arcoverde e localidades vizinhas vão criar peças inspiradas na identidade cultural do samba de coco.

No festival, o “Papo Criativo” será um espaço para que especialistas possam realizar rodas de conversa sobre negócios e mercado cultural. A “Cena Gastro” fica por conta de chefs locais convidados que criarão diferentes menus e drinques exclusivos, inspirados na cultura do samba de coco. Os pratos poderão ser degustados em restaurantes e parceiros do projeto.

A cultura se fará presente no festival por meio de intervenções artísticas, com apresentações de grupos tradicionais, como bois, ursos, similares e samba de coco, além de poetas, cantadores, banda de pífanos e reisados que vão circular pelas feiras do Cecora e do bairro São Cristóvão e também na Praça Winston Siqueira, promovendo alegria e animação. Também haverá artistas da cena musical alternativa de Pernambuco.

O momento “No Terreiro de Casa” promove shows musicais de artistas de vários estados do Nordeste, proporcionando um intercâmbio cultural. O público vai poder apreciar ainda duas

exposições de artes visuais: “Louças de Brincar”, com peças da artesã Dona Dete, do Alto do Moura (Caruaru) e “Minha Arte é Sonorosa”, de Marcelo Stuart, que realiza uma mediação educativa para turistas, estudantes da rede municipal, empresários e o público geral.

Os mestres e mestras dos grupos de samba de coco de Arcoverde estarão presentes em escolas públicas, em rodas de conversa com os estudantes, onde relatam suas vivências, destacando a importância da cultura popular e da identidade cultural do território para a história da região. Além disso, um outro projeto, o “Saberes e vivências”, também realiza círculos de bate-papo, com mestres da cultura popular que, a partir de suas histórias, promovem um intercâmbio de experiências.

A programação do Festival Sesc de Economia Criativa – Na Pisada dos Cocos será disponibilizada no site do Sesc PE. A edição 2023 tem como parceiros a Prefeitura de Arcoverde, Associação Comercial de Arcoverde (ACA), Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE), Fundarpe e Governo de Pernambuco. Conta também com o apoio do Hotel Cruzeiro, Lojas LW, Max Hotel, Coca-Cola e Líder PE Contabilidade.

Tags:
arcoverde
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas