Fisioterapeuta Allain Carvalho fala sobre a importância da reabilitação pulmonar

Acompanhe a entrevista EXCLUSIVA!

Vários pacientes que tiveram a Covi-19 reclamam de difuculdades respiratórias que apresentam após a recuperação da doença. Sabendo da importância desse tema, o blog procurou o Fisioterapeuta, Allain Carvalho. Ele atua no Hospital Regional Inácio de Sá, Pronto Socorro São Francisco e  Coordena o Centro de Reabilitação Pulmonar, Dr. Assis Carvalho, que funciona no Hospital de Campanha Nova Esperança, todos em Salgueiro. O profissional, que atua na linha de frente de combate a covid-19 conversa com exclusividade conosco para falar sobre reabilitação pulmonar. Acompanhe:

Olá, Allain Carvalho. Obrigado por atender o Blog do Thiago Lima. Explica o que é a Reabilitação pulmonar?

Programa de exercícios mundialmente usado, realizado por Fisioterapeutas especializados na área, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes portadores de alguma sequela pulmonar, sejam elas permanentes ou temporárias, provindas de pneumopatia crônicas ou agudas. Além disso, a reabilitação pulmonar faz com que diminua e controle os sintomas respiratórios; aumenta a capacidade física; reduz o impacto psicológico da limitação física; diminui o número de complicações relacionadas à doença e acima de tudo prolongar a vida dando qualidade a mesma.

Qual a importância da Reabilitação pulmonar para os pacientes que se recuperam da Covid-19?

A grande maioria dos pacientes acometidos pelo coronavírus que venham necessitar de internamento hospitalar, apresentam sequelas por covid-19, sejam elas temporárias ou permanentes. Muitos deles sentem cansaço aos pequenos e moderados esforços, por um longo período. Além da doença em si, a hospitalização prolongada (com ou sem o uso de ventilação mecânica) pode levar a efeitos deletérios, como alterações pulmonares, cardiovasculares, musculares e cognitivas, além de ansiedade e depressão. Não é incomum que a hospitalização prolongada com cuidados intensivos leve ao desenvolvimento de fraqueza muscular adquirida na UTI e consequente dificuldade de recuperação física e limitações funcionais. Pacientes nessa condição têm indicação de realizar reabilitação pulmonar, que deve ser iniciada de forma individualizada e gradual já durante a internação e continuada após a alta hospitalar com o objetivo de amenizar/reverter as consequências da doença.

Os pacientes que necessitam da reabilitação pulmonar são somente aqueles que passaram um período na UTI ou quem se recuperou em casa também deve procurar esse serviço caso sinta alguma dificuldade?

A orientação é que independente da gravidade, esse paciente seja assistido por um Fisioterapeuta Especialista na Área, para que se venha monitorar toda a sintomatologia dia após dia, vendo por sua vez a necessidade de intervenção terapêutica quando assim necessário. Pacientes que apresentar algum tipo de cansaço, tem total indicação de ser acompanhado pelo Fisioterapeuta, para que ele faça sua avaliação e venha implementar o melhor programa de reabilitação pulmonar, de acordo com sua sintomatologia.

Por quanto tempo é necessária a reabilitação pulmonar? Ou essa questão depende de cada paciente?

É importante lembrar que cada paciente tem sua peculiaridade. Não existe casos iguais e todo ele deve ser analisado criteriosamente. Por isso, a importância de procurar o Fisioterapeuta Especialista, para que atinja o mais rápido possível toda a sua funcionalidade pulmonar.

Allain, obrigado pela entrevista. Deixa uma mensagem como profissional da saúde que está na linha de frente no combate a pandemia.

Finalizo essa entrevista citando um versículo bíblico em Eclesiastes 3 onde explica que há momentos de alegria e de tristeza, de surpresa e de desilusão, de sucesso e de fracasso, as coisas mudam, passam, transformam-se. Nenhuma situação dura para sempre e tudo isso que estamos vivendo vai passar. Quanto isso, vamos nos cuidar, acreditar na ciência e acima de tudo em Deus.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas