Formação de Gestores Escolares aborda PPP e Gestão de Pessoas em Salgueiro

O encontro foi híbrido e reuniu presencialmente mais de 300 gestores escolares e equipes de cinco gerências regionais

A Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) realizou, nesta terça-feira (25), a segunda etapa da Formação de Gestores Escolares. O evento aconteceu na cidade de Salgueiro, no Sertão do Estado, e explorou como tema “O PPP e a Gestão de Pessoas”. A iniciativa teve como objetivo promover o desenvolvimento contínuo e a capacitação dos profissionais da rede estadual para a melhoria da qualidade do ensino. Participaram presencialmente mais de 300 gestores das unidades escolares e de equipes das Gerências Regionais do Sertão Central, do Médio São Francisco, Sertão Alto do Pajeú, do Araripe e Submédio São Francisco. O encontro foi transmitido ao vivo pelo Youtube para as demais regiões.

A solenidade de abertura foi comandada pela Secretaria Executiva de Gestão de Rede e pela Secretaria Executiva de Gestão Pessoas da SEE. “Estamos buscando entender a dinâmica do trabalho na ponta, demonstrando uma preocupação genuína em apoiar e fortalecer os gestores escolares com toda segurança e dedicação em construir um sistema eficiente e humano”, pontuou Rafaela Ramos, secretária executiva de Gestão de Pessoas.

Em seguida, a mestra em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia Carolinne Fernández ministrou a primeira palestra da programação abordando a temática “Gestão pedagógica e o desenvolvimento de pessoas na escola: diálogo entre o corpo docente e a gestão escolar”. Na ocasião, Carolinne debateu sobre o futuro da educação pública, a comunicação assertiva, os fundamentos da gestão democrática e participativa e desafios e mudanças.
Ainda durante a manhã, a superintendente de Atenção ao Servidor e Relações do Trabalho, Newdylande Oliveira, orientou os profissionais sobre as atividades assíncronas e a equipe técnica da Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas explorou, entre os assuntos, o estatuto do servidor. Além disso, a assistente social do Núcleo de Monitoramento da Sede da SEE, Daniela Barros, falou sobre saúde e a corregedora da SEE, Shirleide Mendonça, sobre os processos administrativos disciplinares.

O gestor da Escola Indígena Acilon Ciriaco da Luz, Bertinho Trucado, avaliou positivamente o evento. “Adorei ouvir as perspectivas sobre a formação de educadores, focando na administração, burocracia, acolhimento dos estudantes e respeito à hierarquia. O conhecimento dessas normas educacionais é fundamental para construir uma unidade escolar que promova uma educação de qualidade e inclusiva, abraçando as especificidades de cada indivíduo”, disse.

Enélia da Silva Lima, gestora da Escola Núcleo de Moradores – 9 (ENM9), de Petrolina, também ressaltou a importância da Formação de Gestores. “O encontro foi muito esclarecedor nas explicações sobre o nosso trabalho. Para mim, foi valioso estar aqui”.

Dando continuidade à programação, no período da tarde, a gestora de Monitoramento da Rede Escolar Joselma Canejo explicou a estratégia do Busca Ativa Escolar. A iniciativa promove a identificação, o registro e o acompanhamento de estudantes com tendência ao abandono escolar, à evasão ou afastados da vida escolar regular.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas