Fórum de Debates da Fecomércio-PE em Gravatá destaca impacto da inovação e sustentabilidade no setor empresarial

Evento reuniu lideranças e especialistas para discutir estratégias de adaptação empresarial no mercado digital e sustentável

Na última segunda-feira (11), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Instituto Fecomércio Pernambuco, realizou mais uma edição do Fórum de Debates, desta vez no Hotel Portal de Gravatá, no Agreste pernambucano. O evento reuniu representantes do comércio, lideranças políticas locais e especialistas em gestão e sustentabilidade para discutir o tema “Inovação com Propósito: Desafios do Futuro Empresarial”. A palestra principal foi ministrada pelo especialista em gestão Adalberto Souza, que abordou novas tendências e exigências de mercado, especialmente em inovação digital e práticas ESG. O encontro também contou com uma sessão de debates sobre o tema, com a participação do ex-secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, além do público.

O evento foi aberto por Eduardo Cavalcanti, Conselheiro do Senac, representando Bernardo Peixoto presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, que iniciou sua fala destacando a importância do tema para os empresários. Ele ressaltou a transformação do comércio físico, que continua a se expandir no ambiente digital. “É essencial estarmos atentos a tudo o que está acontecendo, especialmente com a inteligência artificial, a comunicação, a mídia e o marketing. Quem não se atualizar ficará para trás”, alertou Cavalcanti.

O prefeito de Gravatá, Padre Joselito, também esteve presente e destacou a importância do evento para a cidade, reconhecendo que iniciativas como o Fórum de Debates do Instituto Fecomércio fortalecem o comércio local e apoiam novos empreendimentos. Ele agradeceu aos organizadores e incentivou parcerias que promovam o crescimento econômico da região. “Esse evento é por demais importante, até porque o mundo vem mudando de forma rápida e Gravatá não pode ficar fora dessa conectividade que precisamos para avançar nos negócios, especialmente para quem está começando como empreendedor”, disse o prefeito.

De acordo com Superintendete do Instituto Fecomércio PE, Ricardo Santos, a realização do Fórum de Debates reafirma o compromisso da Federação em capacitar e orientar os empresários pernambucanos para os desafios contemporâneos do mercado. “A inovação e a sustentabilidade são pilares que, cada vez mais, definem o sucesso de empresas de todos os portes. Ao promover discussões como esta, fortalecemos não apenas a competitividade do setor, mas também o desenvolvimento socioeconômico da nossa região. Estamos investindo em um futuro em que negócios responsáveis e inovadores se destacam”, afirmou.

ESG e transformação empresarial — Na sequência, o especialista Adalberto Souza, iniciou a sua palestra abordando os impactos positivos da adoção de práticas ESG e o papel delas na sustentabilidade e na competitividade empresarial. Ele exemplificou com o caso de uma pequena empresa de costura que, ao adotar processos sustentáveis, conseguiu transformar resíduos em matéria-prima e alcançar novas oportunidades no mercado. “Essas grandes empresas precisam adotar práticas ESG para que a emissão de carbono seja reduzida, e isso também afeta as pequenas empresas, que podem se beneficiar das ações sustentáveis”, comentou Souza, incentivando os participantes a refletirem sobre inovações que promovam economia e preservação ambiental.

Adalberto Souza também ressaltou a importância de integrar as práticas de ESG no modelo de negócios, alinhando inovação e propósito. “O uso de tecnologia para agilizar processos também pode reduzir custos e melhorar a mobilidade dos negócios. Ao usar ferramentas digitais, como sistemas de gestão, por exemplo, é possível diminuir o uso de papel, otimizar o tempo e até mesmo melhorar a experiência do cliente”, afirmou Souza. Reforçando ainda, a necessidade de adaptação constante às novas exigências de um público cada vez mais consciente e exigente em relação à sustentabilidade, ele destacou como a digitalização pode ser uma ferramenta estratégica para aumentar a eficiência das empresas e contribuir com o meio ambiente. “A inovação não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre como usamos essa tecnologia de maneira responsável e com propósito. É assim que conseguimos impactar positivamente nossa operação e o mercado”, concluiu Souza.

Debate — Ao final da palestra, Adalberto Souza convidou o ex-secretário de Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes, para o palco a fim de debater com ele e os participantes do fórum sobre a inovação no mercado de negócios e como a qualificação profissional pode contribuir nesse sentido. Lopes iniciou sua fala compartilhando um pouco sobre sua experiência como empresário e como sua trajetória o levou a se tornar secretário de Estado. Ele também frisou a importância de iniciativas voltadas para a geração de empregos em todo o território pernambucano. “Não é fácil unir todas as pessoas que têm necessidades em diferentes regiões, mas isso é fundamental para desenvolver o mercado e atender à demanda do setor”, afirmou. Ele ainda compartilhou experiências sobre programas de qualificação que possibilitaram o crescimento de pequenas empresas e ajudaram a inserir trabalhadores no mercado formal, ressaltando o papel das parcerias e da qualificação.

Lopes também destacou a relevância da qualificação para a adaptação às novas exigências ambientais e o impacto crescente do ESG na economia local. Ele incentivou o setor empresarial a adotar práticas sustentáveis para estar em conformidade com os padrões globais e garantir competitividade. “A questão do ESG é cada vez mais importante, e o tema será amplamente debatido, especialmente com a regulamentação de práticas de sustentabilidade e a pressão comercial do mercado europeu”, comentou o ex-secretário.

Público — “É muito importante eventos como este, porque permitem compartilhar experiências e aprender com os demais. Para empresários, especialmente os menores, que nem sempre têm acesso a esse tipo de conhecimento, uma oportunidade assim é grandiosa. Acho que esse tipo de evento deve ser muito divulgado. Inclusive, percebo que faltaram alguns participantes que poderiam aproveitar bastante. É algo fundamental para todos os empreendedores”, comentou Vanilson Bezerra, empresário do setor de confecção infantil e enxoval.

“Minha percepção sobre o evento foi muito positiva. Nunca havia participado de um fórum sobre desenvolvimento e inovação aqui em Gravatá, e achei o palestrante Adalberto excelente. Ele abordou temas essenciais como atendimento ao cliente e inovação de forma clara e acessível, trazendo ideias que já me deixaram com várias opções para aplicar no nosso negócio, especialmente no que diz respeito à retenção de clientes”, comentou Annamelia Brandão, microempresária.

O evento contou com o apoio do Grupo Asa Branca e do Cartão do Empresário, que aproveitaram a ocasião para apresentar brevemente suas iniciativas. Durante sua apresentação, Tássio Santana, gestor do Cartão do Empresário, destacou os benefícios do programa, como descontos em diversos serviços e uma parceria que oferece até R$30 mil de desconto na compra de veículos em lojas parceiras. Ele incentivou os empresários a aderirem ao programa e a aproveitarem as oportunidades de divulgação em mídias e eventos da Fecomércio. “Estamos aqui para impulsionar os negócios de vocês”, concluiu Santana.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas