Governo de Pernambuco e UPE assinam convênio voltado à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas

Confira!

Nesta quarta-feira (12/11), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, o Governo de Pernambuco e a Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), assinaram o convênio PErifaClima, um pacote de ações para mitigação dos efeitos da mudanças climáticas em 20 territórios periféricos do Estado, com duração de um ano e investimento de R$ 2 milhões. O projeto abrange a instalação de sensores meteorológicos comunitários de baixo custo, o desenvolvimento de uma plataforma digital colaborativa, a formação de agentes comunitários de monitoramento e educação climática e a criação dos Planos Comunitários de Redução de Risco e Adaptação (PCRA), entre outras ações. 

As coordenadoras do projeto serão a Profa. Márcia Macedo, da Universidade de Pernambuco, e a Profa. Cristiana Duarte Coutinho, da Universidade Federal de Pernambuco. O objetivos é fortalecer a resiliência das comunidades vulneráveis através do desenvolvimento da plataforma de alerta climático, promover educação ambiental e letramento climático, desenvolvendo capacidades e transferência de tecnologia por meio da capacitação de servidores públicos municipais e estaduais, além de jovens, mulheres e lideranças comunitárias, formando uma rede comunitária de monitoramento climático e educação para o clima a fim de estabelecer um processo participativo/colaborativo para a identificação, mitigação e adaptação aos impactos das mudanças climáticas nos municípios estudados

“Para nós da Universidade de Pernambuco é um momento ímpar. A UPE é a única universidade estadual de Pernambuco. Sendo a mais capilarizada dentre todas as instituições de ensino, ela está presente em todas as regiões do estado, seja de forma presencial ou através dos polos de educação a distância. PErifaClima é mais do que um convênio, mais do que uma plataforma para monitoramento climático, é a voz da periferia sendo ouvida. Esse momento também registra uma parceria que mostra que o melhor jeito de se fazer um projeto dar certo é somando esforços. Nossa missão, além do ensino, pesquisa e extensão, é nunca esquecer do nosso papel social e que não precisamos ser a melhor, mas precisamos ser relevantes”, destacou o Prof. Sérgio Peres, representante da UPE na COP 30.

O PErifaClima é fruto de convênio entre o Governo do Estado, UPE e Rede Gera, instituição coordenada por Joyce Paixão e Sara Marques, tendo a UFPE como parceira na ação, constituindo-se no único projeto do Governo de Pernambuco apresentado durante a COP 30. As 20 comunidades de atuação do projeto estão sendo escolhidas seguindo critérios técnicos (locais de vulnerabilidade climática) e sociais.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas