Grupo de Xaxado Cabras de Lampião percorre o Sertão do Pajeú com espetáculo gratuito

O coletivo vai se apresentar entre os dias 8 e 10 de abril em cinco cidades com o Circuito Pajeú de Xaxado, apoiado pela Fundarpe e Secult-PE

Realizando uma viagem imersiva pela cultura e história do cangaço, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião embarca no Circuito Pajeú de Xaxado. A ação cultural vai percorrer cinco cidades do Sertão do Pajeú, com programação gratuita para todas as idades. A atividade proposta pela Fundação Cabras de Lampião visa levar ao público um verdadeiro espetáculo de arte popular. Através da dança, da poesia e da música, os espectadores vão conhecer de perto a história do cangaço e de seu líder mais icônico, Lampião.

“Mais do que um evento cultural, o Circuito Pajeú de Xaxado é uma experiência interativa e educativa, promovendo a valorização da identidade nordestina e o fortalecimento do xaxado em seu berço de origem. O evento é uma oportunidade única para os sertanejos de todas as idades se conectarem com suas raízes e compreender a importância da cultura local”, enfatizou a presidente da fundação, Cleonice MarFundado em 20 de março de 1995, o grupo surgiu para preservar a história de Lampião através do xaxado, se consolidando como um dos principais divulgadores da dança criada pelos cangaceiros.

Com origem em Serra Talhada – terra natal de Lampião – o Cabras de Lampião já se apresentou em diversas regiões do Brasil e no exterior, levando a cultura do sertão para países como Itália, Venezuela e México.

O Circuito Pajeú de Xaxado é um projeto realizado pela Fundação Cultural Cabras de Lampião, de Serra Talhada. E conta com o incentivo da Fundarpe; Secretaria de Cultura de Pernambuco – PNAB-PE; Ministério da Cultura – Governo Federal – PNAB.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas