Foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias em todo o País, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais
O Hospital das Clínicas da UFPE realizou, no último sábado (dia 5), mutirão com 83 atendimentos, entre cirurgias e exames, integrando o Dia E, iniciativa nacional coordenada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, estatal a qual o HC está vinculado. Nos 45 hospitais da Rede Ebserh localizados em todas as regiões do país, ocorreram cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos.
No HC-UFPE, foram realizadas sete hernioplastias incisionais e uma inguinal, quatro cirurgias bariátricas, dois reparos de rotura do manguito rotador, seis histeroscopias (sendo três diagnósticas), além de exames, com 21 mamografias, 24 densitometrias, 15 espirometrias e 3 broncoscopias. Quinze pessoas faltaram aos exames agendados. “Essa é uma estratégia da gestão que já vem ocorrendo desde o início do ano, com mutirões mensais e planos de ampliarmos para dois mutirões/mês. Só em 2025, já realizamos mutirões de cirurgias urológicas, ginecológicas, bariátrica e de ombro”, explicou o superintendente do HC, Filipe Carrilho.
Em todo país, foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais. A ação permitiu a ampliação do atendimento e a redução do tempo de espera na rede pública de saúde. “Importante registrar que, nesses quatro primeiros meses do ano, nós tivemos um crescimento em mais de 17% em relação ao quadrimestre do ano passado. E a expectativa com esse trabalho conjunto é que nós possamos chegar a mais de 40% de crescimento no atendimento à população pernambucana em relação ao ano de 2024”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que representou o Governo Federal no evento.
“O Dia E é um dia especial de concentração de esforços no âmbito do programa Ebserh em Ação, que está em parceria com o programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, para que a gente aumente e qualifique o acesso da população a cirurgia eletiva, a exame especializado e a consultas", explica o coordenador de gestão de atenção hospitalar da Ebserh, Aristides Oliveira.
Segundo o coordenador de Cirurgia Geral do HC, Álvaro Ferraz, pela primeira vez foi realizado no HC um mutirão de cirurgias complexas. “Foram doze pacientes bem difíceis e que conseguimos fazer de uma forma muito harmoniosa, com mais de vinte pessoas envolvidas nesse mutirão, e tudo aconteceu de uma maneira muito satisfatória. Saímos com a sensação muito agradável de termos ajudado gente bastante sofrida, com patologias que estavam comprometendo a qualidade de vida delas”, destacou.
O reitor da UFPE, Alfredo Gomes, também esteve presente e fez questão de agradecer às equipes do HC: “Quero fazer aqui um agradecimento muito especial a todas as equipes do Hospital das Clínicas que estão envolvidas nessa ação, desde a gestão do hospital às equipes médicas, aos profissionais da área de saúde, a todas as equipes de apoio. Para fazer a diferença na vida das pessoas, precisamos de união e, obviamente, servir àqueles que mais precisam, por meio das políticas públicas”.