Hospital Dom Malan em Petrolina inaugura Projeto "Anjos de Pelos" para auxiliar no tratamento dos pacientes

Os cães foram adestrados pelo especialista Luiz Lopes Neto Júnior, que adestra cães há 13 anos. 

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social Medianeiras da Paz (ISMEP), inaugurou nesta terça-feira (14), o Projeto Anjos de Pelos, de terapia com cachorros. É a cinoerapia também conhecida como “cão terapia. ” O projeto começou a ser implantado em julho com a seleção e adaptação dos animais ao ambiente hospitalar. Os cães foram adestrados pelo especialista Luiz Lopes Neto Júnior, que adestra cães há 13 anos. 

Dona Maria de Fátima Silva, que é avó Eloá, de 3 anos, conta que a presença dos animais trouxe alegria à neta, internada para tratar uma pneumonia. “ Quando ela via as cadelinhas a gente via a alegria dela, brincando até pulando. Ela brincava com elas e eu sentia que ela ficava bem melhor. As vezes ela via os animais passando no corredor e ela pulava da cama, pedindo para brincar com as cachorras. Eu vi que realmente fez muito bem para o tratamento dela, minha neta ficava alegre o resto do dia, ” contou Dona Fátima.

Na solenidade de implantação do projeto, a diretora geral do HDM Ismep, Carolina Lemos, ressaltou a importância da terapia com animais na unidade.  “Esse projeto é uma prova da preocupação do Ismep de um olhar diferente sobre os nossos pacientes, com um atendimento mais humanizado. Que bom que nossos funcionários entenderam e acolheram a ideia. Mesmo aqueles que começaram estranhando a presença de um animal no ambiente hospitalar aderiram ao projeto junto com os voluntários, ” ressaltou Carolina. 

A coordenadora social do HDM Ismep, Ingride Lima, vê com entusiasmo esse dia. Ela que estudou cinoterapia fora do Nordeste e acompanhou todo o processo de implantação. “Ver a alegria do resto dos nossos pacientes, principalmente as crianças, é gratificante. A cada visita dos animais ao hospital a gente percebe como eles já estão fazendo parte do nosso ambiente. A uma distribuição de carinho que quebra muitas vezes a dureza do tratamento dos que estão internados, trazendo leveza e provocando muitos sorrisos. A gente ama vê isso, ” destacou Ingride. 

Sorrisos é o que mais se vê no rostinho de Érica de Souza Veloso, de 7 anos, paciente oncológica. Ela ama brincar com os cães. “Elas são lindas e fofinhas. Quando elas chegam eu fico alegre, esqueço de tudo e só quero brincar, ” relatou.

Cinoterapia

A Cão terapia é uma forma de Terapia Assistida com Animais e já é usada desde o século 18 na Europa. No Brasil, é usado há mais de 60 anos de maneira experimental, sempre como um complemento aos tratamentos tradicionais. A cinoteria é utilizada junto com tratamentos médicos e com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “Cino” é uma palavra que vem do grego e significa cachorro.

A convivência dos pacientes com os cachorros é para ajudar em tratamentos terapêuticos, uma vez que a companhia dos cãezinhos pode trazer muitos benefícios à saúde das pessoas. Estima-se que apenas 15 minutos de contato de um paciente com o cachorro terapeuta pode ajudar a regular funções e índices do corpo, como: pressão arterial, frequência cardíaca, colesterol, triglicerídeos, estresse e ansiedade.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas