Hospital Regional Inácio de Sá implementa tecnologia avançada para o tratamento de lesões

Técnica ajuda na cicatrização e regeneração de tecidos em pacientes com lesões crônicas, diabéticas, traumáticas ou cirúrgicas que não responderam aos tratamentos convencionais

O Hospital Regional Inácio de Sá (HRIS), localizado na cidade de Salgueiro, Sertão de Pernambuco, implementou a utilização de tecnologia avançada para o tratamento de pacientes com lesões crônicas, diabéticas, traumáticas ou cirúrgicas que não responderam aos tratamentos convencionais. A técnica é utilizada em pacientes acompanhados junto ao ambulatório de estomaterapia do HRIS, voltado para o atendimento de pacientes da linha de cuidados vasculares.

A atuação da equipe do ambulatório, no tratamento aos pacientes, ocorre em parceria com Laboratório de Análises Clínicas da unidade, na coleta da matriz de fibrina para o tratamento de lesões complexas, promovendo a cicatrização e regeneração de tecidos. Desde novembro do ano passado, quando o serviço foi implementado, 30 pacientes já atendidos com a utilização da técnica.

“A matriz de fibrina é uma técnica que usa fração de fibrina do sangue centrifugado para tratar feridas e outras condições. A Fibrina Rica em Plaquetas é um concentrado plaquetário que usa uma matriz de fibrina para liberar fatores de crescimento de forma prolongada”, explica a coordenadora do Ambulatório de Estomaterapia do HRIS, Lívia Maria.

Para implementação da técnica, a equipe de enfermagem que atua no setor passou por capacitação e treinamento visando à garantia de segurança na manipulação do insumo. A capacitação foi ministrada pelos institutos Fernanda Silva, de Juazeiro do Norte, e Karina Trovarelli, de São Paulo.

“A implementação dessa tecnologia é um marco importante na assistência a pacientes com feridas complexas, que perdem qualidade de vida ao longo do tempo. Essa inovação proporcionará conforto, redução de custos e, principalmente, restauração da confiança e dignidade desses pacientes. Esse é o nosso objetivo, como Ambulatório de Estomaterapia e também do Hospital Regional, atuar na promoção da saúde, por isso estamos sempre investindo na melhora dos serviços a população”, destaca o diretor geral do Inácio de Sá, Allain Carvalho.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas