O edital financiará até quatro projetos inovadores, com apoio de até R$ 5 mil cada
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip) lançou, na última sexta-feira (14), o Edital nº 183/2025, referente ao Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à Inovação (PAEmpI). A iniciativa busca fomentar o desenvolvimento de produtos, processos e serviços inovadores, além de estimular a formação empreendedora no âmbito da instituição.
O edital financiará até quatro projetos inovadores, com apoio de até R$ 5 mil cada, destinados exclusivamente a despesas de custeio relacionadas à pesquisa aplicada, prototipagem e/ou incubação de iniciativas empreendedoras, incluindo startups, spin offs acadêmicas, negócios da economia criativa e negócios de impacto social.
Podem se inscrever servidores ativos ou inativos do IFSertãoPE, que atendam aos requisitos previstos no documento, e que desejem desenvolver projetos alinhados às necessidades da sociedade e do setor produtivo da região. Discentes da instituição também poderão participar das propostas como integrantes das equipes de execução.
As inscrições ocorrerão exclusivamente pelo SUAP, no período de 17 a 21 de novembro de 2025, por meio do envio dos formulários e documentos disponíveis no sistema. O desenvolvimento dos projetos terá vigência máxima de 12 meses.
Além do apoio financeiro, as equipes contempladas passarão a integrar os programas de incubação da Incubadora do Semiárido (ISA), contando com acompanhamento estruturado e suporte técnico para o amadurecimento das ideias empreendedoras.
Todas as normas, critérios de avaliação, obrigações das equipes e etapas do cronograma podem ser conferidos no edital completo, disponível aqui.
