Saiba mais!
O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) recebeu, no último dia 11 de agosto, a visita do Diretor de Inovação do Instituto Federal de São Paulo, professor Eder Sacconi, para uma capacitação com servidores ligados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propip). O encontro, chamado de “Momento Propip – Gestão da Inovação: Boas Práticas com o IFSP” e realizado na Reitoria do IFSertãoPE, foi um momento de troca de experiências entre as duas instituições em relação às ações na área de inovação.
Durante o evento, o Diretor de Inovação do IFSP, Eder Sacconi, apresentou práticas de inovação adotadas pelo instituto paulista que têm gerado bons resultados. Entre as estratégias apresentadas estão: a atuação dos Agentes de Prospecção de Inovação e Empreendedorismo e a implantação do Fundo Patrimonial do IFSP (o IFSertãoPE está em fase de elaboração do Fundo Patrimonial para Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação).
A Política de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo do IFSertãoPE foi aprovada em 2019 e atualmente está em processo de revisão. “Nesse contexto, conhecer boas práticas de uma instituição que já possui metodologias consolidadas, com resultados expressivos e boas parcerias com o setor produtivo é fundamental”, frisou o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFSertãoPE, professor Francisco Gama.
Para Gama, a criação e estruturação do papel dos Agentes de Prospecção de Inovação e Empreendedorismo, com atuação direta na articulação entre o instituto, empresas e demais atores do ecossistema de inovação e a implantação do Fundo Patrimonial voltado para pesquisa, inovação e pós-graduação, como forma de ampliar as fontes de financiamento e garantir maior sustentabilidade às ações institucionais são duas estratégias que adotadas pelo IFSP que podem ser implantadas pelo IFSertãoPE. “Essas iniciativas têm grande potencial de fortalecer a interação do IFSertãoPE com o setor produtivo, além de impulsionar a cultura de inovação em toda a rede”, concluiu Gama.