A assinatura do termo contou com a presença do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar
Na segunda-feira (04), foi assinado o termo de compromisso para a realização da fase presencial da 14ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), que acontecerá em 2025, nas cidades de Petrolina – PE e Senhor do Bonfim – BA. Será a primeira vez que a olimpíada ocorrerá no Nordeste. Os campi escolhidos para receber o evento foram o campus Petrolina Zona Rural, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), e o campus Senhor do Bonfim, do Instituto Federal Baiano (IFBaiano).
A assinatura do termo contou com a presença do reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos de Alencar; do reitor do IFBaiano, Aécio José Duarte; do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Marcelo Bregagnoli; e dos coordenadores da OBAP.
O reitor Jean Carlos de Alencar destacou a importância do evento para a instituição: “É com grande satisfação que realizaremos a OBAP juntamente com o IFBaiano. Será uma importante vitrine para o IFSertãoPE e para nossa comunidade acadêmica. Temos um histórico de bons resultados na olimpíada, então convido toda a comunidade do IFSertãoPE, do IFBaiano e da nossa rede para participarem desse grande evento.”
Para o reitor do IFBaiano, Aécio José Duarte, sediar a OBAP no semiárido é um marco: “Dois Institutos Federais do Nordeste, na Caatinga, no Sertão, no Semiárido… Isso é muito significativo para todos nós, tanto do IFSertãoPE quanto do IFBaiano. Agradeço a confiança dos realizadores e dos coordenadores da OBAP.”
Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação, também revelou seu entusiasmo: “Demos início a esse grande evento, a edição 2025 da OBAP. Agradeço aos reitores Jean Carlos e Aécio José pela disposição em realizar a OBAP. Tenho certeza de que, através desse processo colaborativo, traremos um evento extremamente proveitoso para a educação profissional e tecnológica, especialmente para a área das ciências agrárias.”
Nessa terça-feira (05), o reitor Jean Carlos, a pró-reitora de Extensão, Adeisa Guimarães, e a equipe organizadora da OBAP realizaram uma visita técnica para avaliar possíveis locais que farão parte da programação da 14ª edição da olimpíada.