Saiba mais!
O Campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) sediou, nos dias 11 e 12 de novembro, a etapa Regional Nordeste do I Ciclo de Seminários Regionais Acesso, Permanência e Êxito da Rede APE. O evento, organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC) por meio do Projeto Rede APE, reuniu representantes de Institutos Federais, universidades e órgãos do Ministério da Educação (MEC) para debater estratégias e experiências voltadas à garantia do direito à educação e ao sucesso estudantil na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).

O evento realizado no campus Petrolina faz parte de um ciclo de encontros que percorre as cinco regiões do país, coletando estratégias para a elaboração do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito (PNAPE). A intensa programação envolveu palestras, painéis temáticos, fóruns de discussão e apresentações culturais.
Projetos e diagnósticos sobre a Rede APE
A manhã da terça-feira (11) foi marcada pela cerimônia de abertura, apresentação do Projeto Rede APE e Diagnóstico de Acesso, Permanência e Êxito da Região Nordeste, conduzidos por Carla Comerlato Jardim, coordenadora nacional do projeto, Franciele Meinerz Forigo, especialista em Ciência de Dados da Rede APE, Alberto Álvaro Vasconcelos Leal Neto, especialista da Região Nordeste, e Vitor Emanuell Ferreira Silva, estudante bolsista da Rede APE.
Em seguida, a pesquisadora Karen Martins de Andrade apresentou a comunicação “Pé-de-Meia pelo Sucesso Escolar: estratégias para prevenir a evasão e fortalecer trajetórias”, abordando políticas de incentivo e acompanhamento que contribuem para a permanência dos estudantes na Rede Federal.
Experiências exitosas da Região Nordeste
Durante a tarde do dia 11, os participantes acompanharam dois blocos de painéis que destacaram iniciativas de sucesso nos Institutos Federais da região. Entre os trabalhos apresentados, estiveram o Programa de Acesso verticalizado como estratégia de permanência e êxito (IFMA), a Academia HackTown (IFSertãoPE), o Espaço de acolhimento parental (IFAL) e o projeto Caminhos para Permanência e Êxito (IFCE).
O segundo bloco trouxe experiências como a Sala de autorregulação sensorial para estudantes neurodivergentes (IFPB), o Programa de Assistência Estudantil e CadÚnico (IFRN), o projeto Mais que Refeições: Alimentação Estudantil como Política de Permanência (IFBaiano) e a iniciativa Mulheres Mil e PEAPE ESUFRN, voltada à formação profissional em saúde (UFRN). Os debates foram mediados por Daiele Zuquetto da Rosa e Monique da Silva, com ampla participação presencial e transmissão on-line para toda a rede, por meio da Web TV do IFFar. Encerrando o primeiro dia, o público prestigiou o Concerto Toca Raul, apresentado pela Orquestra IFSertãoPE, que trouxe releituras de clássicos de Raul Seixas em arranjos instrumentais.
Construção do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito
O segundo dia do evento foi dedicado à construção coletiva do Plano Nacional de Acesso, Permanência e Êxito (PNAPE), conduzido por representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC): Pierry Teza, Adriano Kasiorowski de Araújo, Annye Karolyne Morais Araújo e Amanda Machado dos Santos Duarte. Após o debate inicial, os participantes se reuniram em fóruns temáticos para discutir propostas que deverão subsidiar as diretrizes nacionais do PNAPE.
Encerramento e integração cultural
A plenária de encerramento apresentou as estratégias propostas pela Região Nordeste para o PNAPE, consolidando um conjunto de ações que serão encaminhadas ao MEC como contribuição para o fortalecimento das políticas de permanência e êxito na Rede Federal. “Com o Encontro Regional Nordeste, o IFSertãoPE reafirma seu compromisso com a inclusão, o diálogo e a construção de políticas educacionais que garantam não apenas o acesso, mas também a permanência e o êxito dos estudantes em toda a Rede Federal. Ficamos muito honrados em receber servidores e gestores de tantas Instituições da nossa Região”, reforça o reitor do IFSertãoPE, Jean Carlos Coelho de Alencar.
O encontro foi finalizado com a apresentação cultural do grupo Clave Árido, que encantou o público com repertório instrumental inspirado na fusão entre a música popular brasileira e a cultura do sertão.