Igreja da Conceição dos Militares reabre para missas diárias após restauração

A Igreja de estilo barroco com transição para o rococó foi construída pela Irmandade dos Militares no século 18

Um espetáculo para os olhos e um presente para o coração. Depois de quase quinze anos fechada para manutenção, reparos e restauração, a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife, acolheu de novo os fiéis nesta terça-feira (06/07) à tarde. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa que marcou o renascer pastoral da igreja de beleza deslumbrante.

“Como estamos aqui no centro comercial da cidade e não temos residentes, os horários das missas serão adaptados a esta realidade, com uma pastoral específica para transeuntes”, afirmou dom Fernando. “A ideia é que as pessoas se sintam bem na casa de Deus. É uma igreja monumental, belíssima, que nós recebemos a graça de tê-la de volta, para o bem da religiosidade e da cultura pernambucana”, completou.

O padre Augusto César Figueiroa foi escolhido por dom Fernando para ser o capelão da igreja, que tem o status de Oratório Particular do Arcebispo. Padre César, como é conhecido, vai celebrar missas diariamente, oferecendo um respiro no dia a dia dos que passam tão cheios de compromisso pelo centro comercial da cidade. Sua provisão canônica, lida durante a missa, ontem, explica que ele se torna capelão imediatamente, apenas pela apresentação do documento, sem necessidade de um ato de posse.

Participaram da missa de reabertura da igreja muitos padres, fiéis, representantes da Irmandade dos Militares e da Comissão Arquidiocesana de Intervenção das Irmandades, que tem como presidente o padre Paulo Dutra, pároco de São João Batista, de Aldeia. A notícia foi comemorada por muita gente, inclusive pelas autoridades presentes. O governador do estado, Paulo Câmara, participou da missa ao lado de sua esposa Ana Luíza. “A reabertura dessa igreja vai fazer imenso bem ao Recife e a Pernambuco, como lugar de oração, para pedir a Deus proteção para que a gente possa superar esses momentos difíceis”, disse o governador. Também o prefeito do Recife, João Campos, participou da celebração. “Muito bom saber que esse espaço tão importante está voltando a celebrar a vida”, comentou.

A Igreja de estilo barroco com transição para o rococó foi construída pela Irmandade dos Militares no século 18, logo após a história Batalha dos Guararapes. É tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1938. O trabalho de restauração artística da igreja da Conceição dos Militares começou em 2014, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC das Cidades Históricas, geridos pelo IPHAN-Pernambuco.  

Pascom AOR

Tags:
catolica
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas