Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares vai reabrir em junho

Veja!

Fiéis católicos receberão de volta a igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, que estava fechada há 15 anos. Localizada na Rua Nova, no centro comercial do Recife, a igreja passou por trabalhos de recuperação. Nos últimos quatro anos, mais de 50 pessoas trabalharam na restauração dos altares, teto, retábulos e coro. A igreja é de 1723, em estilo barroco com transição para o rococó. Essa semana, estão acontecendo visitas guiadas à igreja, realizadas apenas com agendamento pelo site www.conceicaodosmilitares.com, voltadas para historiadores, arquitetos, restauradores e público em geral.  

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, fez parte da primeira turma de visitantes e ouviu da restauradora Pérside Omena detalhes sobre colorimetria, preenchimento e douramento. “Fiquei emocionado de estar aqui nesse local, que tem uma história belíssima para Recife e Pernambuco, e peço a Deus que agora, uma vez reaberta a igreja, possamos oferecer não somente cultura do ponto de vista artístico, mas sobretudo a Palavra de Deus”, comentou o arcebispo. “Que jorre, portanto, dessa igreja, um rio de água viva e que as pessoas se sintam motivadas a viver o Evangelho”, completou.

O belo está por toda parte, exigindo olhares atentos aos detalhes. O forro da nave central, por exemplo, reúne três técnicas diferentes: pintura, talha dourada e escultura. Já o forro do subcoro traz uma representação da primeira batalha dos Montes Guararapes, que associava a Conceição dos Militares à crença da proteção Mariana aos militares luso-brasileiros na Ressurreição Pernambucana (1645-1654). “São detalhes realmente muito ricos, mas não há como se ter ideia da magnitude da beleza se não olharmos o conjunto da obra, que é espetacular”, comentou Pérside Omena, restauradora proprietária da empresa Grifo, que ganhou a licitação para executar a obra na igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas geridos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Pernambuco.

O padre Paulo Dutra, presidente da Comissão Arquidiocesana das Irmandades, acompanhou o processo de finalização da restauração. “Tudo foi feito com muito zelo e dedicação, e o resultado é o retorno da beleza deste templo, que proporciona contato com a beleza maior, que é o Senhor”, disse.

Após o período de visitas guiadas, haverá a reabertura religiosa da igreja, na segunda quinzena de junho, com celebração de missa presidida pelo arcebispo. “É um desafio para dom Fernando indicar quem será o padre a conduzir pastoralmente esse belíssimo templo inserido no coração da nossa Arquidiocese e da nossa cidade do Recife”, comentou o padre Paulo. O nome do indicado será revelado nos próximos dias.

Pascom AOR

 

Tags:
catolica
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas