Mais de três mil alunos e visitantes de cerca de vinte escolas públicas e privadas de Araripina e região conheceram os projetos
O SESI Araripina realizou, nos dias 16 e 17 de outubro, a 9ª edição da Mostra SESI, com a apresentação de dez projetos científicos que foram trabalhados ao longo do ano em sala de aula e culminaram na exposição para toda a comunidade escolar. O evento aconteceu na quadra do SESC Araripina e promoveu, simultaneamente, o SESC Geek.
Mais de três mil alunos e visitantes de cerca de vinte escolas públicas e privadas de Araripina e região conheceram os projetos apresentados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Os temas trabalhados foram: “Os números da nutrição: uma análise matemática da composição dos pães”; “As vibrações da alma: a ciência da música, seus efeitos no corpo humano e seus impactos na saúde”; “Parece feitiço, mas é Ciência”; “A influência do tipo de parto na colonização bacteriana e no desenvolvimento das alergias”; “Os efeitos da exposição prolongada a nitritos e nitratos na saúde humana”; “Brasil: 135 anos de República”; “Do tabuleiro ao pixel: análise matemática de jogos ao longo do tempo”; “Desmistificando teorias conspiratórias” e “Descobrindo a Escócia através do esporte e jogos tradicionais”.
De acordo com a gestora do SESI Araripina, Ana Mary Ferreira, a realização da Mostra é mais um dos grandes projetos educacionais que o SESI promove para presentear toda comunidade escolar com o conhecimento dos seus alunos. “Os alunos e professores das escolas de Araripina e região aguardam com muita expectativa pela realização da Mostra SESI, pois, além de ser um momento de integração entre a comunidade escolar, também estimula a iniciação científica através dos projetos além das expressões artísticas, como música e dança”, afirmou.
O evento foi realizado pelo SESI-PE com o apoio do SESC, Fecomércio e SENAC e do SEBRAE, que enviou o palestrante que abriu o evento, Paulo Carvalho, com a palestra sobre Criatividade e Inovação na Era Digital.
Sistema FIEPE – Mantido pelo setor industrial, atua no desenvolvimento de soluções para trazer ainda mais competitividade ao segmento. Além do SESI – que proporciona serviços de saúde e educação básica para os industriários, familiares e comunidade geral – conta ainda com a FIEPE, o SENAI e o IEL. A Federação realiza a defesa de interesse do setor produtivo e contribui com o processo de internacionalização das indústrias. Com o SENAI-PE, além de formação profissional, são oferecidos os serviços de metrologia e ensaios, consultorias e inovação. O IEL-PE foca na carreira profissional dos trabalhadores, desde a seleção de estagiários e profissionais, até a capacitação deles realizada pela sua Escola de Negócios.