Com incentivo do Funcultura, obra tem lançamento no dia 5 de fevereiro no Centro de Artes & Comunicação da UFPE
O cinema pernambucano ganha uma nova perspectiva com o lançamento do livro Cinema Fantástico em Pernambuco, de Inana Sabino. A obra, que equilibra a escrita acadêmica de forma instigante e intimista, mergulha nas produções cinematográficas que transitam entre o real e o imaginário refletindo sobre como o fantástico pode ser um reflexo de questões sociais, culturais e emocionais. O projeto tem incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).
O lançamento presencial do livro, que tem formato e-book, ocorre no Centro de Artes & Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no dia 5 de fevereiro, a partir das 17h. O evento conta com a mediação de Angela Prysthon, professora titular do Departamento de Comunicação Social da UFPE.
Inspirada pela ficção desde a infância, Inana conecta sua trajetória pessoal ao panorama do gênero no Estado analisando filmes como Bacurau (2019) e Divino Amor (2019) e outras obras que marcaram o cinema pernambucano de 2014 a 2022.
No projeto gráfico, todas as ilustrações foram feitas com tinta nanquim buscando retratar o fantástico. As cores rosa e azul segmentam os capítulos enquanto na entrevista com Renata Pinheiro e André Antônio o preto e o branco surgem para quebrar essa sequência.
Durante o evento de lançamento a autora apresenta os principais conceitos do livro e discute a relação do fantástico com a resistência e a reelaboração da realidade. Cinema Fantástico em Pernambuco foi produzido por Raian Cardoso, editado por Natália Araújo e o design tem a assinatura de Thalita Macedo.