Mais de 98 mil pessoas estiveram envolvidas no 1º turno das Eleições 2024 em Pernambuco

Mesários foram mais de 80% do contingente, formado também por desembargadores, juízes, servidores e terceirizados

No último domingo (6), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) registrou um total de 98.356 pessoas envolvidas nos trabalhos eleitorais, entre desembargadores, juízes, promotores, servidores, estagiários, voluntários e terceirizados. E foi graças à dedicação e ao empenho de todo este pessoal que o 1º turno das Eleições 2024 pôde ser considerado um sucesso.

Do contingente total, mesárias e mesários representaram mais de 80%, somando 82.579. A atuação destes colaboradores nas mesas receptoras foi fundamental para garantir a eficiência e transparência do processo eleitoral e assegurar o exercício do voto aos 5.899.266 de eleitoras e eleitores pernambucanos que compareceram às urnas.

Suportes Tecnológico e Logístico

 

Do total de servidores que trabalharam no dia do pleito, 47 fizeram parte das equipes de Suporte Tecnológico (ST) e de Suporte Logístico (SL) em cada um dos 18 polos eleitorais do estado. Enquanto os STs ficaram responsáveis pelo apoio aos juízes eleitorais nos cartórios e pela preparação das 23.979 urnas eletrônicas, os SLs cuidaram da distribuição dos equipamentos a todos os 3.330 locais de votação.

 

Auditoria da votação eletrônica

 

Além disso, paralelamente à votação, foi realizada a auditoria das urnas eletrônicas. Ao todo, 42 servidores atuaram para garantir a segurança e a confiabilidade do procedimento, que é realizado pela Justiça Eleitoral desde 2002 e envolveu os testes de integridade e autenticidade de 35 equipamentos previamente sorteados.

 

O teste de integridade verificou o funcionamento das urnas em condições normais de uso. Ao todo, 27 equipamentos foram submetidos à verificação: 25 foram levados para a sede da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e os outros dois passaram pelo teste com biometria na Escola Governador Barbosa Lima.

 

Já o teste de autenticidade permitiu a auditoria dos sistemas eleitorais instalados nas urnas eletrônicas. Todos os oito equipamentos selecionados foram testados nas próprias seções eleitorais onde se encontravam.

 

Fiscalização de propaganda

 

Nas ruas do Recife, a Comissão de Fiscalização de Propaganda (CPROPAG) do TRE-PE realizou a apreensão de 550 bandeiras e 5 banners que deveriam ter sido retirados na véspera do pleito. Ao longo do domingo, a equipe recebeu 256 denúncias de propaganda eleitoral irregular na capital pernambucana pelo app Pardal.

Com isso, o balanço final apresentou 3.003 apreensões de material irregular durante toda a campanha do 1º turno das Eleições 2024, tendo sido: 2.927 bandeiras, 40 banners, 15 caixas de som, 2 carros de som e 1 minitrio. Além de atuar no Recife, a equipe deu também apoio às cidades vizinhas de Jaboatão dos Guararapes e Olinda. O trabalho envolveu fiscalização nas ruas e apoio na preparação técnicas das decisões judiciais.

Ouvidoria

Do começo até o fechamento da votação, o Disque Eleitor registrou 12.947 solicitações. A maioria foi resolvida pelo autoatendimento telefônico. Do total, 2.280 chamadas foram atendidas pelas servidoras e servidores de plantão. Grande parte das solicitações foi de eleitores buscando consultar o local de votação.

Acessibilidade

No fim de semana do pleito, teve ainda a Central de Atendimento em Libras, que recebeu 35 chamados de eleitores surdos ou com alguma deficiência auditiva. Foram 13 atendimentos no sábado (5), véspera da votação, e 22 no domingo (6), dia do 1º turno. As orientações foram passadas através de chamadas de vídeo mediadas por um intérprete de Libras.

A Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) também viabilizou o transporte de 179 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida aos locais de votação através do projeto Eleições Acessíveis. Foram sete cidades contempladas (Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Vitória de Santo Antão, Caruaru, Garanhuns e Petrolina) em 27 rotas de transportes.

Processos julgados

Até o dia do pleito, o Tribunal também não mediu esforços para aumentar a agilidade na prestação do serviço jurisdicional. No total, 16.061 pedidos de registro de candidaturas foram julgados pelas juízas e juízes eleitorais no estado, sem restar quaisquer pendências no dia da eleição. No domingo de votação, a Corte de desembargadores do TRE-PE esteve reunida em sessão e julgou ainda um total de 21 processos.

Simultaneamente, no domingo, os servidores da Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do Primeiro Grau de Jurisdição (SJR-1ºGrau) auxiliaram várias zonas eleitorais acerca dos procedimentos relacionados à audiência de custódia nos cinco Núcleos Regionais Eleitorais das Garantias: Recife e RMR, Zona da Mata, Agreste, Sertão Central e Sertão do São Francisco.

Ao todo, foram 13 autos de prisão em flagrante, somando 25 pessoas detidas no 1º turno das eleições. Do total, 14 foram liberadas ainda na delegacia, mediante pagamento de fiança arbitrada pelo próprio delegado, e 11 liberadas após a realização de audiência de custódia. A maioria das detenções foram relacionadas ao oferecimento de vantagem para obter ou dar voto e ao transporte irregular de eleitores.

Além disso, a SJR monitorou os registros de infrações de menor potencial ofensivo. Foram autuados 33 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e as pessoas detidas foram liberadas após assinatura do termo de compromisso na delegacia.

Tags:
eleicao 2024
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas