MANIFESTAÇÕES QUE VIRALIZARAM

Saiba mais!

Os mais atentos já sabem que esta semana tem feriado estadual. Outros poderão lembrar que sexta-feira é o Dia Internacional da Mulher, data que até um tempo atrás, as mulheres recebiam rosas vermelhas, para serem lembradas da sua importância em nossa Sociedade. Hoje, pode ser até que recebam palminhas virtuais parabenizando pelo seu dia. Diante destas informações, você pode me perguntar, o que uma coisa tem a ver com a outra?

Eu te respondo: Tudo e nada. Tudo, porque a Revolução Pernambucana de 6 de março de 1817 e a Manifestação das mulheres na Rússia em 8 de março de 1917 são eventos históricos que, apesar de ocorrerem em contextos diferentes, compartilham uma essência fundamental: a busca pela liberdade e pelo direito de moldar o próprio destino. E nada, porque parece que a grande maioria não se importa mais com isso.

Enquanto figuras como Frei Caneca, Domingos José Martins e José de Barros Lima, irromperam em revolta num movimento que visava à independência de Pernambuco e desafiava a coroa portuguesa, as mulheres russas cem anos depois, levantaram suas vozes exigindo melhores condições de vida e clamando pelo fim da participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial.

Os dois movimentos foram sufocados, mas ambos foram lembrados. O inconformismo com as circunstâncias impostas e a determinação por uma realidade mais justa e igualitária são as mensagens dos dois cenários, mostrando que conquistas são trabalhosas, mas podem acontecer.

Se você mora ou trabalha no Estado de Pernambuco, na quarta-feira você poderá acordar um pouco mais tarde, ou até reclamar que terá que manter a rotina em pleno feriado. Mas nesse início de semana, gostaria de fazê-lo refletir, que esses acontecimentos deveriam servir para te lembrar nem todos aceitam passivamente as injustiças e as limitações impostas a eles.

No tempo em que vivemos, onde tudo está disponível, onde tudo ficou mais simples, a apatia toma conta e levantar dá trabalho. Enquanto estudar é exaustivo, você usa o acesso à informação para obter um autodiagnóstico de TDAH, afinal, se você viu no Google que tem todos os sintomas, é só aceitar a realidade e continuar disparando curtidas no Instagram.

Faça isso mesmo, durma até tarde no seu feriado, encaminhe aquela foto pronta, desejando parabéns na sexta-feira (#GirlPower), desperdice sua vida, depois de tanta luta, tanto sangue derramado, se conformando com a corrida dos ratos, afinal, você tem tantas vidas, igual ao joguinho que você “relaxa”.

Concluo com uma frase pronta, mas adaptada, para não ser acusado de sexisto: “Pessoas fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram pessoas fracas, as pessoas fracas criam tempos difíceis e tempos difíceis geram pessoas fortes.” Onde você se encaixa nessa frase?

Foto: Google Imagens

Tiago Silveira Machado

Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

Analista da Economia Local (Salgueiro/PE)

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas