Moreilândia, Serrita e Exu realizam prévias da tradicional Missa do Vaqueiro

Veja!

Começa neste sábado (26) o projeto “A Rota do Vaqueiro – sabenças e cantorias no Sertão”, que envolve três municípios sertanejos e tem como objetivo homenagear a figura do vaqueiro e garantir a retomada dos trabalhos e auxílio emergencial para os fazedores de cultura da região e de sua cadeia produtiva. São eventos considerados como prévias da Missa do Vaqueiro de Serrita que, por conta da pandemia, está há dois anos sem ser realizada com público. As festividades acontecem em Moreilândia neste sábado (26), Serrita (terça-feira, 29/3) e Exu (quinta-feira, 31/3). Sempre a partir das 19h. Os eventos foram viabilizados com recursos da Lei Aldir Blanc e apoio das prefeituras de Moreilândia, Exu e Serrita e Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe.

As apresentações serão realizadas em local aberto e gratuito. Devem gerar cerca de 140 empregos e estima-se um público de três mil pessoas, compreendendo os vaqueiros, alunos da rede pública de ensino, para quem o conteúdo oferecido servirá de aula de campo extracurricular e o público em geral.

De acordo com, Helena Câncio, presidente da Fundação Padre João Câncio, realizadora do projeto, haverá apresentações de trios de forró pé de serra, repentistas, aboiadores, bandas de pífanos, recitais e depoimentos gravados historiando sobre a Rota do Vaqueiro e a Importância da Missa do Vaqueiro para a cultura, turismo e a economia de cada município.

As prévias da missa foram inspiradas na “Rota do Vaqueiro”, que existe há mais de 40 anos. Helena Câncio explica que, com destino à Missa do Vaqueiro, no Sítio Lajes/Serrita, sempre no quarto domingo do mês de julho, vaqueiros de várias localidades se reúnem em Exu, ao nascer do sol e, pelas veredas da caatinga, fazem o trajeto que é cheio de encontros e paradas estratégicas que possibilitam vivências de práticas tradicionais da cultura sertaneja. A caravana é aguardada por outro grupo de vaqueiros e vaqueiras na cidade de Moreilândia e todos seguem a cavalo ao destino costumeiramente traçado, mantendo vivo os saberes de um povo, que são passados de pais para filhos.

Na cidade de Serrita não é diferente. Outro tanto de vaqueiros se reúnem com o mesmo propósito rumo à Missa, local do grande encontro e onde serão homenageados. “Essa ‘via sacra’ contempla um cenário seco e de sol escaldante, é o sertão. A ideia dessas celebrações é de fomentar essa vivência sertaneja e de ajudar aos envolvidos na cadeia cultural da região, que vêm sofrendo tanto desde o início da pandemia”, conta Helena.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas