Morre o deputado José Patriota

Saiba mais!

Faleceu na manhã desta terça (17) o deputado estadual José Patriota (PSB). Ele tinha 63 anos e estava em tratamento contra um câncer. Em decorrência, a Alepe decretou luto oficial de cinco dias e suspendeu todas as atividades legislativas programadas. O corpo do parlamentar será velado pela manhã na sede do Poder Legislativo e, à tarde, seguirá para velório em Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú.

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), publicou uma nota oficial sobre o falecimento do parlamentar:

“É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do deputado, grande líder sertanejo e amigo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, secretário de Estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do Sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai de cena deixando um legado de trabalho, de comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade.”

O primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), também se manifestou por meio de nota: 

“Recebi com pesar a notícia do falecimento do meu amigo e deputado estadual José Patriota, um grande líder político que foi prefeito de Afogados da Ingazeira e presidiu a Amupe. Deixo aqui minha solidariedade à família e a todos os amigos. Descanse em paz.”

Trajetória

 

José Coimbra Patriota Filho era natural de Tabira, no Sertão do Pajeú, mas fez carreira política em Afogados da Ingazeira, onde foi prefeito por dois mandatos. Também exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e secretário de Estado no Governo Eduardo Campos. Teve ainda atuação destacada à frente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), para a qual foi aclamado presidente de honra em junho de 2024.

José Patriota estava no primeiro mandato na Alepe. Foi eleito, em 2022, com 43.586 votos. Na Casa, presidia a Comissão de Assuntos Municipais desde o início da atual legislatura, em 2023. Sob o comando de Patriota, o colegiado atuou para a regularização dos limites municipais em parceria com prefeituras e a Agência Condepe Fidem. Patriota também coordenava a Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, instalada em dezembro do último ano.

Entre os projetos de lei de autoria de José Patriota aprovados pela Alepe estão os que incluem no Calendário Oficial de Pernambuco eventos como a feira Expoagro de Afogados da Ingazeira, em julho, e o Dia Estadual da Missa do Poeta de Tabira, em setembro. O parlamentar também foi autor da matéria que estabeleceu novos conceitos, objetivos e linhas de ação para a Política Estadual da Pessoa com Deficiência.

Na última participação em reunião plenária na Alepe, em agosto de 2024, José Patriota recebeu homenagens dos colegas parlamentares. Patriota deixa esposa e quatro filhos.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas