Desde 2015, o MPT em Pernambuco acompanha as condições de trabalho no Sertão do Araripe por meio do GT do Gesso
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Pernambuco, por meio do Grupo de Trabalho (GT) do Gesso, realizou no último dia 27 de agosto uma inspeção no polo gesseiro do Araripe, em parceria com a Polícia Federal (PF). Foram inspecionadas 15 plaqueiras no município de Trindade. A iniciativa alcançou cerca de 70 trabalhadores. As equipes identificaram irregularidades no meio ambiente de trabalho, com destaque para o uso inadequado e inseguro de maquinário, problemas nas instalações elétricas e outras condições que comprometem a saúde e a segurança dos empregados.
A ação foi coordenada pela procuradora do Trabalho Maria Roberta da Rocha, que está à frente do GT do Gesso, e contou com a participação de servidores da Secretaria Regional da Segurança Institucional (SRSI) e da equipe pericial do órgão ministerial.
Segundo Maria Roberta da Rocha, o objetivo da ação foi verificar in loco as condições de trabalho oferecidas aos trabalhadores do setor, com foco na prevenção de acidentes e na promoção de um ambiente laboral seguro: “A atividade gesseira é estratégica para a economia do Araripe, mas não pode ser sustentada às custas da precarização do trabalho. Nosso compromisso é assegurar que esses trabalhadores exerçam suas funções em condições dignas e seguras”, destacou a coordenadora do GT do Gesso.
GRUPO DE TRABALHO
Desde 2015, o MPT em Pernambuco acompanha as condições de trabalho no Sertão do Araripe por meio do GT do Gesso, com o objetivo de promover melhorias estruturais no setor. Estima-se que a atuação já tenha beneficiado mais de 5 mil trabalhadores diretamente. Atualmente, o órgão acompanha a implementação do PDL 2030 – Promoção do Trabalho Decente na Atividade Gesseira e do Desenvolvimento Econômico Local no Araripe, desenvolvido em parceria com a OIT, a FGV e o Pacto Global das Nações Unidas. Além disso, o MPT em Pernambuco já destinou cerca de R$ 800 mil, provenientes de indenizações coletivas, para ações transformadoras realizadas por órgãos e entidades que prestam serviços relevantes à sociedade.
Foto: Wagner Sarmento/TV Globo