Na Semana da Hipertensão Arterial, cardiologista lança projeto de combate à hipertensão em parceria com a Prefeitura de Serra Talhada

O projeto também segue alinhado às novas orientações do Projeto PlanificaPE.

Na Semana da Hipertensão Arterial, o cardiologista, Dr. Elder Gil, lançou seu Projeto TELE-HA, em Serra Talhada, em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. O objetivo desse projeto é ampliar o acesso à monitorização residencial da pressão arterial (MRPA) através do SUS e proporcionar Educação em Saúde para os profissionais da Atenção Primária.

"Serra Talhada foi a primeira cidade de Pernambuco a implantar o serviço depois do lançamento da portaria SECTICS/MS N• 22 do Ministério da Saúde. Para mim, é uma honra contribuir com essa iniciativa. Juntos, vamos virar o jogo no combate à hipertensão arterial", frisou Dr. Elder Gil. Essa iniciativa está em conformidade com a recente portaria do Ministério da Saúde, datada de 10 de maio deste ano, que orienta a implantação da MRPA nos próximos 180 dias nos serviços de saúde do SUS.

O projeto também segue alinhado às novas orientações do Projeto PlanificaPE, uma iniciativa do Governo de Pernambuco voltada para o cuidado com as doenças crônicas não transmissíveis na Atenção Primária, o que inclui a prevenção, o diagnóstico e o controle da hipertensão. Além de oferecer MRPA nas unidades básicas de saúde, o projetos capacita todos os profissionais da rede através de vídeos aulas e material de apoio para estudo. O PlanificaPE tem como objetivo oferecer à população um acesso ampliado ao atendimento em saúde, abrangendo tanto a atenção primária quanto a atenção especializada. Essa ação visa promover uma abordagem ampla e efetiva no combate à hipertensão, priorizando a saúde da população local.

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, 388 pessoas morrem por dia decorrente da hipertensão. "A maioria dos casos de infarto do miocárdio, AVC e doença renal crônica tem como causa a hipertensão arterial", alerta o cardiologista. Ele diz que algumas medidas simples podem reduzir o risco de doenças no coração, como evitar o consumo de alimentos ricos em sal (como fast foods), fazer exercícios (pelo menos 150 min/semana), não fumar, dormir bem, entre outros.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas