NÃO CONFUNDA CLIMA COM TEMPO

Tiago Silveira Machado - Professor da Universidade de Pernambuco – Campus Salgueiro

As águas de março, vivenciadas em nossa região e cantadas por Elis Regina e Tom Jobim, nos mostram que o dia 20 se aproxima, trazendo a transição de estação para o Outono, onde o Sol e calor intenso vão se tornando mais amenos, enquanto o Clima vai dando lugar a uma paleta de cores quentes que se combina com a queda das folhas e dias nublados, mostrando que mais uma estação está chegando ao fim.

Existe um ditado que eu gosto bastante: “Tudo passa, até a uva, passa.” E assim como a natureza segue seus ciclos, nós também vivenciamos períodos de transformação em nossas vidas. Reconhecer que todo ciclo tem um início e um fim mostra que não devemos nos prender a períodos como se estes fossem eternos.

E nessa temática meteorológica, temos a oportunidade de discutir sobre o Clima e o Tempo. Por vezes, podemos usar estes termos de forma intercambiável, mas há uma diferença fundamental entre eles que vai além do que vemos e sentimos ao olhar para o céu. O clima refere-se a padrões de longo prazo na atmosfera, enquanto o tempo é mais imediato e transitório.

Assim como no Verão houveram dias de tempestade inesperada, logo após a chuva, o Sol mostrava sua força, reinando soberano enquanto dissipava as nuvens que restavam após o aguaceiro inesperado. Da mesma forma, em nossas vidas, podemos considerar o Clima como a atmosfera geral que permeia nossa existência, enquanto o Tempo são as condições momentâneas que enfrentamos.

Tudo depende da perspectiva. Assim como podemos ter dias ensolarados em meio a uma estação chuvosa, podemos encontrar momentos de felicidade e serenidade enquanto enfrentamos desafios pessoais. Como diz a poetisa Marcela Taís: “Bom marinheiro só se faz com a tempestade no mar, que o ensina a velejar são e salvo retornar.”

Bons marinheiros podem não estar devidamente preparados em tempos de bonança, a frustração da espera, a necessidade de tentar de novo, nos obriga a desenvolver uma resiliência que por vezes nem imaginávamos ter. Viver é sobre cultivar um clima interno positivo, independentemente das circunstâncias externas.

Estar em paz e equilíbrio na tempestade nos ajuda a entender que a capacidade de adaptar nosso clima interior diz mais sobre nós mesmos do que das circunstâncias que enfrentamos. Poderemos ter gratidão no pouco ou suficiente, ou até mesmo insatisfação na abundância, irritação no afeto.

À medida que o Outono se aproxima, convido você a refletir sobre essa distinção e a buscar um clima interno que traga calor e serenidade para sua vida, mesmo nos dias mais sombrios. Lembre-se de que, assim como as estações mudam, nossas vidas também estão em constante evolução, e é nessa fluidez que encontramos a verdadeira beleza da existência. “Algumas pessoas escolhem ver a feiura neste mundo, a desordem. Mas você pode escolher ver a beleza e acreditar que há uma ordem para nossos dias.” (Westworld – Adaptado).

Tags:
opiniao
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas