Pernambuco conquista menor tempo de interrupção de energia da história

Celpe encerrou o primeiro semestre de 2021 com os índices melhores do que os exigidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica, que regula o setor elétrico nacional

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) fechou o primeiro semestre deste ano com os melhores índices de qualidade no fornecimento de energia da sua história. O recorde alcançado é reflexo dos investimentos que vem sendo realizados pela concessionária em tecnologia e expansão de redes, últimos anos.

Essas ações resultaram na melhoria, pelo segundo trimestre consecutivo, dos indicadores estipulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que avaliam a duração (DEC) e a frequência (FEC) das interrupções de energia. Nos primeiros seis meses do ano, o fornecimento de energia apresentou uma melhora de 9,2% no tempo de interrupções, em relação ao mesmo período do ano anterior. Em resumo, os clientes pernambucanos perceberam menos faltas de energia e, em geral, nos lugares onde foram registradas ocorrências, o fornecimento retornou mais rápido.

A concessionária fechou o período com 6 horas, registrando o melhor histórico acumulado para um primeiro semestre. Se formos analisar os últimos 12 meses, a concessionária também se destacou com 12,38 horas de interrupções contra as 13,27 horas previstas na regulação. 

“Os números do primeiro semestre deste ano são resultado de um trabalho que iniciamos há alguns anos, com o sistema de self healing (auto recomposição, na tradução do inglês), que conta com equipamentos dotados de inteligência para isolar trechos atingidos por eventuais problemas e normalizar o fornecimento para o maior número possível de clientes em até 60 segundos. Ao todo, a companhia possui cerca de 2.750 equipamentos religadores, dos quais 21% contam com o sistema, instalados em 100 municípios pernambucanos”, afirmou o superintendente operacional da Celpe, Evandro Simões.

Outra iniciativa importante foi a descentralização da locação das equipes de campo para uma atuação mais rápida e assertiva. Atualmente existem 30 Unidades Territoriais de Distribuição (UTDs) da Celpe em todo o Estado. Todas elas são coordenadas pelo Centro de Operações, na sede da João de Barros, no Recife, que distribui e acompanha os trabalhos enquanto as equipes estão mais próximas dos clientes, chegando mais rapidamente aos locais de atendimento.

A Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) em Pernambuco no primeiro semestre foi de 2,8 vezes, segundo melhor resultado acumulado para o mesmo período em outros anos. Já nos últimos 12 meses, a concessionária registrou a FEC de 5,55, um número a se comemorar diante do índice da ANEEL, que era de 8,11. 

“A interrupção no fornecimento é algo que buscamos sempre evitar, mas é intrínseco ao nosso negócio. E muitas vezes não depende de nós. Para se ter uma noção, apenas neste ano tivemos mais de 100 interrupções por causa de pipa na rede. Isso sem contar as intervenções de terceiros e várias outras”, concluiu Evandro Simões.

Tags:
pernambuco
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas