Presidente do TJPE vai à OAB-PE e anuncia projetos que darão maior eficiência ao Judiciário pernambucano

Saiba mais!

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, atendeu a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Pernambuco (OAB-PE) e compareceu, na manhã desta sexta-feira (1º/03), à sede da instituição, no Centro do Recife.

O magistrado foi ao encontro acompanhado do corregedor-geral da Justiça (CGJ), desembargador Francisco Bandeira de Mello. Eles foram recebidos pelo presidente e pela vice-presidente da Ordem, Fernando Ribeiro Lins e Ingrid Zanella.

Ricardo Paes Barreto e o corregedor Francisco Bandeira de Mello falaram para um auditório lotado. Eles conversaram com os advogados, anunciaram metas da nova gestão e tiraram dúvidas sobre questões técnicas que envolvem a advocacia pernambucana.

Paes Barreto reforçou o compromisso do TJPE com a inovação tecnológica para garantir maior eficiência à prestação jurisdicional. Ele explicou aos advogados que o Tribunal trabalha, atualmente, num projeto que vai permitir o pagamento de alvarás via PIX, iniciativa de interesse da advocacia.  Além disso, em parceria com o Porto Digital, haverá investimentos em inteligência artificial nas unidades do primeiro e segundo graus, o que deverá agilizar o funcionamento de todo o Judiciário.

Na ocasião, informou também que nos próximos dias 48 novos juízes começarão a trabalhar nas suas respectivas varas. O corregedor Francisco Bandeira de Melo, por sua vez, esclareceu como será o funcionamento das novas diretorias que, funcionando remotamente, substituirão as atuais secretarias que cuidam da parte burocrática das unidades judiciais. Com isso, o Tribunal conseguirá uniformizar procedimentos e aumentar a produtividade como um todo, sem discrepâncias no tempo para a tomada de decisões.

Questionado sobre audiências de custódia, Ricardo Paes Barreto informou que, por determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todas as audiências serão através de videoconferência. Desta forma, mesmo que o juiz ou promotor não estejam presencialmente no local, a audiência poderá ser realizada. Ele também falou sobre o aplicativo TJPE +, que já está à disposição para download e que terá, até o final do ano, várias funcionalidades que atenderão aos jurisdicionados e à advocacia.

“Venho trabalhando intensamente no sentido de aprimorar a forma de prestar justiça. Minha meta é agilizar todos os procedimentos. Para alcançar maior eficiência, vamos investir fortemente em tecnologia”, disse o magistrado, sempre se colocando à disposição para tentar resolver o que for possível. Tanto o presidente quanto o corregedor foram muito aplaudidos pelos advogados.

O presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins, fez questão de agradecer aos desembargadores, reiterou a facilidade de acesso que tem a ambos e desejou boa sorte para a nova Mesa Diretora do Tribunal. 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas