Presidente do TRE-PE destaca transparência no início da preparação das urnas para as Eleições 2024

A 7ª zona eleitoral, no Recife, foi a primeira a iniciar o processo no estado

O TRE Pernambuco iniciou às 8h desta segunda-feira (23) a preparação das urnas para as Eleições 2024. A 7ª zona eleitoral, do Recife, foi a primeira do estado a iniciar o processo, em cerimônia comandada pelo presidente do Tribunal, desembargador Cândido Saraiva, e pelo juiz eleitoral José André Machado Barbosa Pinto, realizada na Central de Urnas do Tribunal no bairro de San Martin, Zona Oeste do Recife.

O presidente cortou o lacre do envelope contendo as mídias carregadas no sábado. Elas foram entregues pelo juiz ao chefe de cartório Fabrício Paz Rocha, que de imediato entregou-as à equipe responsável por alimentar as urnas com os dados de candidatos e eleitores. Daí por diante seguiu-se um procedimento em escala com as urnas sendo preparadas e encaixotadas, prontas para serem levadas aos locais de votação, nos dias que antecedem a eleição.

“A presente cerimônia pública reforça o compromisso da Justiça Eleitoral com a absoluta transparência, sendo mais um passo para garantir a integridade do voto. Um trabalho que envolve muitas mãos empenhadas em propiciar um processo seguro e íntegro”, declarou o desembargador Cândido Saraiva, em pronunciamento aos jornalistas.

O procedimento realizado foi o de inserir nas urnas os dados previamente carregados dos sistemas do TSE com os nomes e números dos candidatos a prefeito e vereador, além dos dados dos eleitores aptos a votas na seção correspondente à urna. Após a inclusão dos dados, os equipamentos são lacrados com selos emitidos pela casa da moeda, com propriedades químicas que soltam uma tinta caso alguém tente violar o lacre.

O presidente destacou o trabalho dos 1,7 mil servidores e colaboradores do TRE nesta etapa de preparação do processo eleitoral, espalhados por 18 polos em todo o estado. O polo 1 (Recife), que, além da capital, prepara as urnas das cidades vizinhas de Olinda, Camaragibe e São Lourenço da Mata, será o responsável pela preparação de 5.757 urnas eletrônicas.

Em todo o estado, 23.979 urnas serão preparadas até o final de semana, sendo 9.407 urnas do modelo 2022, 9.064 do modelo 2020, 4.149 do modelo 2015 e 1.359 modelo 2013. Elas ficarão guardadas nos polos regionais do TRE e só sairão na sexta-feira, 4 de outubro, antevéspera da votação, para os 3.328 locais de votação nos 184 municípios.

“Aproveito para reforçar o propósito deste Tribunal Regional em realizar um processo eleitoral seguro, organizado e eficiente, capaz de permitir às pernambucanas e aos pernambucanos o livre exercício do direito fundamental de votar”, disse o presidente.

Além do polo Recife, o trabalho de preparação de urnas também foi iniciado nos polos de Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, Palmares, Surubim, Caruaru e Garanhuns. O cronograma completo e os locais de preparação das urnas podem ser conferidos aqui.

Acompanharam a cerimônia o vice-presidente e corregedor, desembargador Humberto Vasconcelos; o juiz auxiliar da Presidência, Breno Duarte; o juiz auxiliar da Vice-presidência, Paulo Vitor; o diretor-geral, Orson Lemos; a assessora-chefe da Presidência, Isabela Landim; o secretário de Tecnologia da Informação, George Maciel; além de outros secretários e assessores do TRE.

 

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas