Projeção indica que Black Friday de 2025 deve movimentar R$ 2,45 bilhões, maior valor da série histórica

Confira!

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), por meio do Hub de Dados do Comércio, elaborou um estudo com projeções para a Black Friday de 2025 no estado. Envolvendo movimentação financeira no mês de novembro, movimentação financeira na semana da Black Friday, arrecadação de Imposto sobre Operações à Circulação de Mercadorias e sobre prestação de Serviços (ICMS) no mês de novembro e expectativa de admissões no mercado de trabalho formal em Pernambuco. Por fim, também estão descritos os procedimentos metodológicos aplicados para as projeções.

A projeção de movimentação financeira na semana da Black Friday de 2025 foi estimada em 2,45 bilhões de reais para todo estado, 1,7% a mais quando comparado ao mesmo período em 2024.

A arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços (ICMS) para novembro de 2025 foi projetada em R$ 2,52 bilhões, o que representa aumento de 6,4% em relação a novembro de 2024, em termos nominais.

O mercado de trabalho tende a apresentar incremento no período de festas e eventos de final de ano, impulsionado pela elevação da demanda por bens e serviços. De forma complementar à análise do consumo, foi estimada a projeção de admissões no mercado de trabalho formal em Pernambuco.

Para novembro de 2025, a estimativa é de 59 mil novos postos de trabalho com carteira assinada, volume 18% superior ao observado em novembro de 2024 e 7,3% inferior ao registrado em agosto de 2025.

Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, comentou a projeção. “A Black Friday é uma ótima oportunidade para o empresário aplicar estratégias de preço, estoque e atendimento que entrega resultado no período. Os consumidores têm disposição para comprar, e o empresário que se prepara com base em informações confiáveis tende a aproveitar melhor esse momento de aquecimento do mercado”, destacou.

O economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, também analisou os dados. “A projeção indicou crescimento de 1,7% na movimentação financeira da semana da Black Friday e aumento de 6,4% na arrecadação do ICMS em novembro. O evento incentiva o consumo e fomenta o comércio e o emprego formal em Pernambuco. O avanço nos últimos meses da empregabilidade e recuo na inadimplência apoiará o consumo do período”, afirmou.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas