Projetos de infraestrutura e seus impactos na economia local são tema de Fórum de Debates promovido pelo Sistema Fecomércio-PE em Serra Talhada

Em sua sexta edição, o encontro irá discutir como a Transnordestina, a transposição do Rio São Francisco e outros projetos podem impactar a longo prazo o comércio no Sertão do Pajeú e regiões próximas

No próximo dia 6 de novembro (segunda-feira), o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, através do Instituto Fecomércio-PE, com apoio do Sebrae/PE, Cartão do Empresário, Sindcom Serra Talhada e Grupo Asa Branca, promoverá a 6ª edição do Fórum de Debates 2023. Com o tema “Serra Talhada e região – Impactos dos Projetos de Infraestrutura”, o evento propõe discutir com o público local as principais obras de infraestrutura que estão em andamento, tais como Transnordestina, duplicação da BR-232, transposição do Rio São Francisco, entre outros, e o seus impactos no desenvolvimento ao longo dos próximos anos no Sertão do Pajeú e região. O economista Luiz Maia, PhD em Economia pela Universidade Estadual da Carolina do Norte e Professor Associado da UFRPE, será o palestrante do Fórum, que ocorrerá no Sesc Serra Talhada, a partir das 18h. O público-alvo do evento são os empresários e microempreendedores locais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site da Federação: www.fecomercio-pe.com.br.

 

Para Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, os Fóruns de Debates da Fecomércio são uma grande oportunidade para os empresários se atualizarem nas tendências mercadológicas e se prepararem para enfrentar todos os desafios. “O impacto que uma obra de infraestrutura traz consigo depende muito do seu tamanho e porte, grandes obras, como a Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco, que são pleitos antigos, por exemplo, devem mudar totalmente a realidade das pessoas que ali vivem, sejam elas apenas moradores ou empreendedores locais. O primeiro passo é sempre entender como algo dessa magnitude deve afetar, negativamente e positivamente, um município ou região, seja pela esfera da gestão governamental, como das diversas economias que ali despontam (agricultura, criação de animais, comércio de varejo, industriais, fabriquetas etc). Por isso, estamos abordando esse tema tão importante, mas tão pouco discutido”, ressalta o presidente.

 

PALESTRANTE – O economista Luiz Maia adianta que, em sua palestra, vai se aprofundar no mercado de automóveis, habitação, agronegócio, transporte e energia do município de Serra Talhada e entorno, trazendo dados atualizados sobre estrutura, principais intervenções e as novas possibilidades de mercado profissional na região, além das oportunidades para o comércio da cidade e seus empresários. Além disso, Maia abordará o impacto positivo da chegada do Sesc e da nova instalação do Senac na localidade.

 

PhD em Economia pela Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), Luiz Maia, foi Analista de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria e sócio da Milemaia Consultoria Empresarial Ltda. Atuou também como consultor e palestrante para diversas organizações, nacionais e internacionais, públicas e privadas. Atualmente, leciona disciplinas de economia, planejamento e finanças, em cursos de graduação e pós e apresenta a coluna Economia e Finanças na Rádio CBN Recife.

 

Serviço
Fórum de Debates – Serra Talhada e Região – Impactos dos Projetos de Infraestrutura
Data: 6/11/2023
Horário: 18h às 22h
Local: Sesc Serra Talhada, Av. Vicente Inácio de Oliveira, s/n, Bom Jesus, Serra Talhada/PE
Palestrante: Economista Luiz Maia
Inscrições: www.fecomercio-pe.com.br.

 

Programação:
18h | Credenciamento e Coffee Break
18h30 | Apresentação Cartão do Empresário e Grupo Asa Branca
19h20 | Palestra: Serra Talhada e região – Impactos dos projetos de infraestrutura
20h40 | Debate
21h30 | Encerramento

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas