Salvador e Recife têm seus primeiros canais em eFM revelados em ato da Anatel sobre a migração AM-FM

Deu no rádio!

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou um ato de efetivação de canais em FM estendido (eFM) para Salvador e Recife, além de cidades que integram as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. O ato 1699/21 que a redação do tudoradio.com teve acesso, também efetiva canais em FM convencional para migração AM-FM em Uberlândia, Contagem (Grande BH), Botucatu, Olímpia, entre outras cidades. Com o ato, esses canais já podem partir para os procedimentos legais e técnicos para as suas instalações.

Ao todo, o ato conta com 44 canais entre FM estendido e faixa convencional para 27 cidades de 9 estados. O Nordeste conta com duas importantes capitais tendo a efetivação da canalização do eFM. Salvador tem 8 canais liberados no dial estendido, enquanto Recife tem 7 canais. Aracaju teve o canal 101.1 FM como sugestão para abrigar uma migrante AM-FM.

O eFM, ou FM estendido, faixa entre 76.1 FM a 87.3 FM, é o espaço destinado para as migrantes AM-FM em regiões do país onde "FM convencional" está congestionado. Eles foram possíveis após o desligamento dos canais 5 e 6 de televisão analógica. Já a faixa FM convencional é aquela já utilizada no Brasil, de FM 87.5 MHz a 107.9 MHz.

Nos próximos dias a Anatel deve publicar novos atos para efetivação de mais canais em FM estendido e faixa convencional. Também serão publicadas consultas públicas sobre a situação de canalização em São Paulo e região metropolitana, onde se demanda mais revisões e análises técnicas.

Fonte: Tudo rádio

Tags:
radio
Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas