Secretaria Estadual de Saúde promove encontro para apresentar experiências exitosas

Saúde em destaque!

Representantes dos serviços de saúde da rede estadual reuniram-se, nesta sexta-feira (16/12), para participar da Mostra de Experiências Exitosas em Saúde, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio da Executiva de Atenção à Saúde. Foram inscritos cerca de 60 trabalhos com relatos de ações desenvolvidas dentro da rotina de atendimento de cada serviço.

A mesa de abertura do encontro contou com a presença do secretário estadual de Saúde, André Longo, e dos executivos das pastas de Atenção à Saúde, Cristina Mota, Vigilância em Saúde, Patrícia Ismael, Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes, Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Fernanda Tavares e do diretor geral de assuntos jurídicos, Taciano Florentino.

André Longo destacou o papel dos trabalhadores que atuaram na gestão e no atendimento direto aos pacientes nos serviços de saúde estaduais, principalmente durante o período da pandemia. “Esses últimos quatro anos valeram por muito mais que quatro anos, talvez por uns dez, em termos de sacrifícios pessoais, familiares e profissionais que demandaram de cada um. Sem dúvidas que nosso planejamento, que foi desenvolvido, planejado e debatido em 2019 foi fortemente atingido pela emergência em saúde que se abateu em 2020. Cada serviço e área técnica desta Secretaria foi parte fundamental para a resposta que Pernambuco desenvolveu no enfrentamento à Covid-19. Se nós tivemos uma resposta exitosa, foi pelo trabalho e dedicação de cada um que está aqui”, agradeceu.

“Essa rede formada por profissionais que atuam nos hospitais, nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Unidades Pernambucana de Atenção Especializada (UPAEs) enxergam uma oportunidade de melhora, de crescimento e de fazer mais e melhor pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sempre apostamos em quem acredita no SUS e encara o próximo como próximo”, afirmou a secretária executiva de Atenção à Saúde, Cristina Mota.

Um dos trabalhos expostos na Mostra foi desenvolvido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Caxangá. Com o tema “Médicos que ajudam médicos”, o serviço destacou como o trabalho de profissionais afastados por fazerem parte dos grupos de risco para o adoecimento grave da Covid-19 foi importante na rotina de atendimento os pacientes admitidos na unidade.

“Este trabalho foi desenvolvido no período considerado como auge da pandemia provocada pela Covid-19 – os anos de 2020 e 2021 - após o afastamento de alguns de nossos profissionais por problemas de saúde pré-existentes, idade e gravidez, que naquele momento eram considerados fatores de extremo risco para as formas graves e óbitos pela doença. Criamos um programa de trabalho remoto, onde eles identificavam através de prontuário eletrônico os pacientes graves, aqueles que necessitavam de evolução, prescrição de exame ou medicamento e até mesmo transferência para serviços especializados. Esses profissionais sinalizavam para os chefes de plantão todas as necessidades identificadas por ele para o paciente analisado”, explica a coordenadora da UPA Caxangá, Audrey Vasconcelos.

“Como parte de suas atribuições, eles também orientavam o processo de sedação dos pacientes, por meio de videochamada, e faziam o desfecho de prontuário. Com todo esse trabalho, visualizamos uma queda importante nos índices de mortalidade, além da maior fluidez no fluxo de assistência hospitalar”, afirmou. 

Um dos principais desafios de gestão de uma unidade de saúde é fazer o controle e o planejamento para utilização dos insumos. Representantes do Hospital Getúlio Vargas (HGV), uma das principais referências em assistência à saúde do Estado, trouxe para Mostra de Experiências Exitosas o tema “Planejamento no abastecimento de um hospital público da rede estadual de Pernambuco com impacto no controle do déficit de insumos e na gestão financeira”.

A unidade reorganizou seu fluxo interno e implantou novos processos para o controle no abastecimento e no impacto da gestão financeira no período de 2018 a 2022. O trabalho envolveu a análise dos valores de empenho destinados à aquisição de medicamentos e materiais médicos. Em 2019, a unidade criou a “cesta básica” onde identificou os insumos que seriam prioridades na tentativa de promover o equilíbrio financeiro e a redução da Despesa de Exercício Anterior (DEA).

Entre os processos internos implantados no HGV, destaca a diretora geral da unidade, Thaís Almeida, “foi a instituição do acompanhamento semanal da diretoria, com os setores de superintendência, planejamento, de órtese prótese e material especial e a Comissão Permanente de Licitação (CPL). O processo integrado entre essas diversas áreas melhorou a comunicação e proporcionou a otimização dos recursos financeiros, e, consequentemente o abastecimento do hospital, o controle da Despesa de Exercício Anterior (DEA), proporcionando melhor assistência ao paciente. O ano de 2022 já apresentou resultados oriundos da mudança de fluxo interno do Hospital Getúlio Vargas, após a implantação das novas práticas identificamos um déficit de apenas 1% para medicamentos e 2% para material médico”, salientou.

HOMENAGEADOS - A Mostra de Experiências Exitosas em Saúde realizou homenagem a alguns profissionais que desempenharam suas funções em diversas frentes nos últimos quatro anos. Receberam o agradecimento pelo trabalho junto ao Sistema Único de Saúde: o secretário estadual de Saúde, André Longo; secretário executivo de Gestão Estratégica e Participativa, Humberto Antunes; o médico infectologista e chefe do Setor de Doenças Infecciosas do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), Demetrius Montenegro; a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo; o diretor geral do Hospital da Restauração, Miguel Arcanjo e o Presidente da OSS Tricentenário, Gil Brasileiro, Gil Brasileiro.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

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