Segunda edição do Festival Guri traz espetáculos de vários Estados para Petrolina (PE)

Evento incentivado pelo Funcultura vai do dia 18 ao dia 27 de julho

O Guri, festival interiorano de teatro para crianças, vai movimentar espaços culturais de Petrolina (PE) entre os dias 18 e 27 de julho. Em sua segunda edição, o projeto incentivado pelo Governo de Pernambuco por meio do Funcultura promoverá a circulação de grupos de teatro do interior do Brasil, com destaque para criações que apresentem o universo lúdico das infâncias. A programação reúne espetáculos, oficinas e ações formativas, em locais como o Teatro Dona Amélia, CEU das Águas, Parque Josepha Coelho e bairros da cidade.

A abertura do festival será no dia 18 de julho, às 10h, na Ilha do Massangano, com o espetáculo “Lendas na Caixa”, do Coletivo na Caixa (RJ). A obra apresenta as lendas do Rio São Francisco através de uma proposta sensível e diversa, que mistura teatro, música e artes visuais. No mesmo dia, às 19h, a Tropa do Balacobaco, de Arcoverde (PE), apresenta o espetáculo de mamulengos “Retetei”, na Agrovila Massangano.

Durante os dias do festival, o público também poderá conferir trabalhos como “Chico e Flor contra os Monstros da Ilha do Fogo”, da Cia Biruta (PE); “TrupeÇando – A trupe de um homem só”, do artista paraibano Allan Barros; “Trilogia Miau”, do grupo Pé de Vento (PE); “Onde anda o Boi Jacá?”, da Severina Cia de Teatro (SP), entre outros. A maioria dos espetáculos é gratuita, apenas as apresentações no Teatro Dona Amélia possuem ingressos nos valores de R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

A programação também inclui oficinas gratuitas de Mamulengos, Prática e Experimentação Cênica, Musicalização e Teatro para Cortejos Cênicos, cujas inscrições podem ser feitas através do Sympla (ver quadro abaixo).

“Nesta edição, o Festival Guri celebra a diversidade de trabalhos, que passam pelo teatro de rua em diferentes localidades do município e vão desde o teatro de formas animadas até a contação de histórias com elementos da cultura popular, assim como espetáculos em espaços formais, sempre voltados ao público infantil”, diz um dos curadores do projeto, Thom Galiano.

O projeto é uma parceria da Trup Errante com a Pipa Produções e conta com incentivo do Governo de Pernambuco através do Edital Funcultura Geral 2021/2022.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas