Seis cursos de graduação da UFPE obtêm Conceito de Curso máximo (5) do MEC

Os cursos avaliados foram Química Industrial; Letras - Francês; Letras - bacharelado; Filosofia - bacharelado; Pedagogia - licenciatura; e Química - licenciatura, todos do Campus Recife

Seis graduações da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam o Conceito de Curso (CC) 5, gerado a partir da avaliação para Renovação de Reconhecimento de Curso realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Os cursos com nota máxima, vinculados ao Campus Recife, são Química Industrial; Letras - Francês; Letras - bacharelado; Filosofia - bacharelado; Pedagogia - licenciatura; e Química - licenciatura. Os resultados foram divulgados, este mês, após avaliação externa in loco realizada pelo Inep/MEC.

“A avaliação do curso com conceito 5 (máximo) é um indicativo de excelência do curso, bem como é um importante reconhecimento do esforço coletivo de toda a comunidade acadêmica envolvida. Reflete ainda o comprometimento institucional em oferecer um ensino que atenda às expectativas do mercado de trabalho e da sociedade em geral, garantindo que nossos estudantes estejam bem preparados para os desafios profissionais”, afirmou o procurador educacional institucional (PI) da UFPE, Diego Dantas, que também é diretor de Avaliação Institucional da Universidade.

O processo de avaliação do Inep/MEC tem diversas etapas, incluindo avaliação externa in loco do curso de graduação - para os seis cursos, essa avaliação foi feita virtualmente, com reuniões e visitas on-line aos espaços universitários, no final de setembro e início de outubro, a depender do curso. Três dimensões centrais são consideradas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Esses indicadores são analisados por uma comissão composta por dois avaliadores (sendo uma comissão para cada curso), designada pelo Inep/MEC, avaliando em que medida o curso atende às diretrizes e às metas educacionais nacionais.

“Para alcançar a nota 5, o curso precisa demonstrar excelência em todas as dimensões avaliadas, com uma organização pedagógica inovadora e coerente, um corpo docente altamente qualificado, com titulação e experiência adequadas, e uma infraestrutura que suporte plenamente o desenvolvimento das atividades acadêmicas”, explicou Dantas. Também são observadas evidências de ações de melhoria contínua do curso, integração com as políticas institucionais e perfil de egresso adequado ao mercado de trabalho. “O objetivo final dos processos avaliativos é contribuir para a melhoria contínua de nossas formações e o aprimoramento das nossas práticas acadêmicas”, concluiu.

CONCEITOS ANTERIORES - Dos seis cursos da UFPE avaliados agora com o CC nota 5, dois já tinham essa nota: Química Industrial e Pedagogia - licenciatura. Letras - Francês e Letras - bacharelado possuíam nota 4. Já Filosofia - Bacharelado e Química - Licenciatura possuíam anteriormente apenas o Conceito Preliminar de Curso (CPC), e suas notas eram 3 e 4, respectivamente. Todas as graduações já tinham o reconhecimento do MEC.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 31 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas