Seminários itinerantes em Pernambuco vão debater papel estratégico da Transnordestina para os arranjos produtivos do estado

Encontros contarão com a participação da Sudene. Objetivo é estimular o debate público sobre os desafios e as oportunidades relacionadas à implantação do trecho Salgueiro – Porto de Suape, no município do Cabo de Santo Agostinho

 Tem início no próximo dia 24 no município de Salgueiro, no Sertão, o primeiro seminário da série “Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco”. Os encontros contarão com a participação da Sudene e vão percorrer municípios do interior do estado e da Região Metropolitana do Recife com o objetivo de debater o cenário de oportunidades para os arranjos produtivos locais a partir da instalação do trecho da ferrovia no estado. O evento tem início às 9h.

Salgueiro, município que recebe o evento inaugural, é o ponto de encontro dos trechos que constituem o traçado da Transnordestina envolvendo a extensão que parte de Eliseu Martins (PI) e segue até o porto de Pecém, no Ceará. É da cidade do sertão central pernambucano que também sairá o braço ferroviário até o porto de Suape, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

A iniciativa também pretende aproximar diferentes setores da sociedade para um amplo debate sobre a obra, envolvendo empresários, gestores públicos, operadores logísticos e representantes da academia e da sociedade civil. Em cada uma das etapas – envolvendo os municípios de Petrolina, Araripina, Belo Jardim, Caruaru, São Bento do Una e Recife -, serão discutidas as potencialidades logísticas e produtivas locais, incentivando a construção de soluções colaborativas que atendam às necessidades regionais.

A Sudene é uma das principais financiadores da construção da Transnordestina. Até agora, foram desembolsados R$ 4,8 bilhões através do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Autarquia, para a obra.

Segundo a Infra S.A., o investimento previsto para a conclusão do trecho pernambucano da ferrovia é de R$ 3,5 bilhões, com entrega estimada para 2029. A obra é considerada estratégica para o fortalecimento da infraestrutura logística do Nordeste, além de ampliar a competitividade de diversos arranjos produtivos locais.

Serviço
"Conexões Transnordestina – A Ferrovia que Mudará Pernambuco": Seminário em Salgueiro
24/07/2025 (quinta-feira)
9h às 13h
Local: Spaço Fest (Rua Casal Joaquim Levino e Hercília, 30, Centro, Salgueiro – PE)

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas