SES-PE apresenta Informe Epidemiológico 2024 sobre HIV/AIDS em programação em alusão ao Dezembro Vermelho

A programação ocorreu nesta terça-feira (03/12), no auditório da SES-PE, no Recife.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) segue com as ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado ao fortalecimento das estratégias de combate ao HIV, à AIDS e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Na manhã desta terça-feira (03/12), foi realizada uma programação no auditório da SES-PE, no Recife, sobre o cenário epidemiológico do HIV no estado e as estratégias de prevenção combinada. Durante o evento, foi apresentado o Informe Epidemiológico 2024 sobre HIV/AIDS em Pernambuco, destacando os avanços e desafios no enfrentamento dessas doenças.

“A epidemia de HIV/AIDS, como desafio para a saúde pública, sempre coloca a necessidade de levar essa discussão aos diferentes segmentos de profissionais de saúde. A análise de dados epidemiológicos nos permite reavaliar as políticas públicas e assim direcionar as ações. Estigma e preconceito devem ser combatidos com conhecimento e informação”, comentou a gerente do Programa Estadual de IST, AIDS e Hepatites Virais, Grazielle Vasconcelos.

As atividades do Dezembro Vermelho continuam durante a semana. Nesta quarta-feira (04/12) e quinta-feira (05/12), serão realizadas webpalestras sobre temas como diagnóstico do HIV por meio de testes rápidos, Avaliação Externa de Qualidade (AEQ) e uma reunião de alinhamento anual com as coordenações municipais da política de IST, AIDS e Hepatites Virais. Essas atividades serão transmitidas online, permitindo a participação de profissionais de saúde e gestores de todo o estado, e podem ser acessadas pelo link: https://conferenciaweb.rnp.br/rute/rutesespe.

Ação de Testagem – Na última terça-feira (02/12), a SES-PE realizou uma ação de testagem, oferecendo testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite B no viaduto de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Foram realizados 195 testes. Todos os casos reagentes foram encaminhados para o Serviço de Assistência Especializada ao HIV/AIDS e para o Centro de Testagem e Aconselhamento de Jaboatão, para confirmação do diagnóstico e acompanhamento. A testagem regular é uma das estratégias da prevenção combinada, e essa ação reforçou o compromisso do estado no enfrentamento das IST.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas