A programação incluiu mesas temáticas, conferências, atividades culturais e espaços de convivência.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Gerência de Atenção à Saúde Mental, realizou nesta quinta (17/07) e sexta-feira (18/07), o 10º Encontro de Coordenadores Municipais de Saúde Mental (ECOSAM), no município de Arcoverde, no Sertão do Estado.
Com o tema “O Modelo de Atenção psicossocial de Pernambuco: Avanços e Desafios”, o ECOSAM 2025 teve como objetivo fortalecer a Política de Saúde Mental nos municípios por meio da troca de experiências, articulação em rede e debates sobre os principais desafios do cuidado em saúde mental.
A programação incluiu mesas temáticas, conferências, atividades culturais e espaços de convivência. Entre os temas em destaque, estiveram: atenção à crise, práticas intersetoriais e gestão da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
“O ECOSAM é o principal fórum técnico-coletivo da saúde mental pública em Pernambuco, reunindo bienalmente os coordenadores municipais de saúde mental, gestores da RAPS, profissionais da rede intersetorial, acadêmicos e demais atores estratégicos da política de saúde mental. Sua função é fortalecer a governança regionalizada, promover a qualificação da gestão municipal e fomentar o planejamento integrado das ações de cuidado em liberdade, alinhadas ao SUS e à Reforma Psiquiátrica brasileira” comentou a gerente de Atenção à Saúde Mental da SES-PE, Juliana Lucena.
A abertura ocorreu com uma feira cultural e apresentações artísticas, seguida por uma conferência sobre o modelo de atenção psicossocial, ministrada pela facilitadora Bárbara Cabral. Nesta sexta-feira, o encontro seguiu com palestras, votação do próximo município-sede do ECOSAM, trabalhos em grupo e encerramento em plenária.