SES-PE realiza curso para qualificação para profissionais da Atenção Primária à Saúde

As aulas foram ministradas no auditório do Centro Universitário Estácio do Recife, nos dias 10 e 11 de julho.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, em parceria com o Ministério da Saúde, realizou o curso “O cuidado à saúde do homem em contexto de violência e a proteção de meninas e mulheres no âmbito da APS”. As aulas foram ministradas no auditório do Centro Universitário Estácio do Recife, nos dias 10 e 11 de julho.

Voltada para profissionais da Atenção Primária, a formação teve como foco fortalecer a atuação da rede no enfrentamento à violência contra meninas e mulheres, além de aprofundar a discussão sobre saúde do homem e masculinidades. A atividade faz parte da Estratégia Nacional da Saúde do Homem e Masculinidades (EQUALISAH) e reforça o papel da APS como porta de entrada fundamental para acolher, identificar vulnerabilidades e articular cuidados.

“O curso chega em um momento importante para sensibilizar profissionais de saúde e gestores sobre a violência, que é a terceira causa de óbito e a primeira de internação entre homens de 20 a 59 anos em Pernambuco. O cenário atual do Estado mostra o aumento das violências interpessoais, autoprovocadas e contra mulheres, com altos índices de feminicídio. A proposta é ampliar o olhar para além do punitivismo, reconhecendo que muitos homens foram expostos à violência desde a infância e a reproduzem como algo natural. O curso busca preparar as equipes para acolher, dialogar e oferecer cuidado psicossocial a essa população, promovendo reflexão sobre masculinidades e seu impacto na sociedade, relatou o coordenador de Saúde do Homem da SES-PE, Alisson Anjos.

O curso também abordou a importância da desconstrução de padrões nocivos de masculinidade e promoveu o debate sobre equidade de gênero e direitos humanos como princípios do SUS. Os enfermeiros e professores da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia, Anderson Reis de Sousa e Nardilene Pereira Gomes, ministraram as aulas.

“Esse evento tem uma importância muito grande, sobretudo porque o Brasil ocupa um dos principais lugares no mundo na ocorrência de violência, inclusive contra as mulheres. Estados do Nordeste, como Pernambuco, ocuparam por muitos anos números muito elevados de violência contra a mulher, com características muito marcantes. Em alguma medida, entendemos o quanto essa violência é estrutural e, onde ocorre uma prática de violência, todas as pessoas sofrem impacto. Estamos trabalhando na lógica do cuidado. O cuidado à saúde é o foco desse evento, para instrumentalizar, preparar, acolher e treinar os profissionais sobre como cuidar de homens em situação de violência. O que está em xeque não é se os homens são autores, vítimas ou agressores. Não somos da justiça, somos profissionais de saúde, e o importante é garantir que as equipes estejam seguras, preparadas para cuidar, com domínio de métodos, técnicas, instrumentos e comunicação para o manejo dessa problemática, tanto na perspectiva clínica quanto psicossocial, de integração social e enfrentamento do ciclo da violência”, disse Anderson.


Ao total, o curso teve a participação de 86 pessoas da I, II e III macrorregionais e duração de 12h somando os dois dias. Nardilene falou sobre a importância de fortalecer a política nacional de saúde do homem. “O que buscamos é fortalecer a Política Nacional de Saúde do Homem nesse eixo da violência, olhando para a relação conjugal, mas entendendo que é necessário possibilitar espaço de transformação. E isso se dá pelo acolhimento, pelo transporte acessível, pela compreensão das vivências que esses homens experienciaram na infância e adolescência, que os constituíram dessa forma, e também pela responsabilização dessas ações no campo da saúde e do cuidado como eixo primordial”, comentou a professora.

Author
Thiago Lima

Thiago de Lima Silva, natural de Salgueiro-PE, tem 32 anos. Iniciou no Rádio aos 17 anos de idade.

Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Image
Contador de visitas